Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o vôlei

24 de abril de 2019
  1. A rede de vôlei tem 2,43 (masculino) e 2,24 metros (feminino) metros de altura.
  2. Durante uma partida, um jogador dá de 60 a 80 saltos entre os saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a 100 saltos.
  3. Uma cortada do jogador Marcelo Negrão atinge uma velocidade de até 108 km/h. A velocidade de levantamento de bolas de Maurício é de 43,2 km/h.
  4. Fernanda Venturini nasceu com a perna esquerda um centímetro mais curta que a direita. Por isso, ela é obrigada a usar uma palmilha especial.
  5. O jogo foi inventado em 1895, na sede da Associação Cristã de Moços (ACM) em Holyoke, Massachusetts, nos Estados Unidos, pelo professor William George Morgan. No começo, chamava-se mintonette, e era praticado com uma câmara da bola de basquete e uma corda no lugar da rede.
  6. Antes do estouro do vôlei, durante os anos 80, a Seleção Brasileira se resumia num único grande jogador. A dinastia de Antônio Carlos Moreno durou 21 anos e 366 jogos. Uma trajetória exemplar, iniciada aos 17 anos, em que ele disputou sete campeonatos sul-americanos e quatro Jogos Pan-americanos. Participou também de quatro Mundiais e quatro Olimpíadas.
  7. A partir dos Jogos Olímpicos de 1988, uma nova regra impediu a interrupção do jogo para que se pudesse secar a quadra. Os times passaram a entrar com toalhinhas presas na parte de trás do calção usadas sempre que o suor molha o piso.
  8. O jogador Bernard, criador do saque “jornada nas estrelas”, tornou-se o primeiro brasileiro a entrar no Hall da Fama do vôlei em julho de 2005.
  9. Bebeto de Freitas, treinador da Seleção Brasileira, tinha um estoque interminável de superstições.  Numa excursão à Europa, em 1988, o Brasil perdia para a Holanda quando Bebeto pediu tempo. Havia um prego solto na cadeira e sua calça ficou presa. O resultado foi um indisfarçável buraco nos fundilhos. Só que, depois disso, o Brasil virou o marcador. Nos jogos seguintes, por causa da superstição, ele continuou usando a calça daquele jeito mesmo. Mas era só aparecer uma derrota para ele desistir da coisa. A calça furada, por exemplo, aguentou quatro partidas.
  10. O primeiro campeonato mundial de vôlei masculino aconteceu em 1949. As mulheres só começaram a competir em 1952.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os saques mais famosos

Os saques mais famosos

  Jornada nas Estrelas O saque Jornada nas Estrelas foi popularizado em 1982 pelo ex-jogador Bernard. Atingia uma altura de 25 metros. A bola descia a uma velocidade de 72 km/h. Segundo os especialistas, esse tipo de saque já existia desde a década de 40 nos...

Bernardinho

Bernardinho

  Bernardo Rocha de Rezende, mais conhecido como Bernardinho, é filho do advogado tributarista e ex-professor universitário Condorcet Rezende e de Maria Ângela Rocha de Rezende, filha de José da Silva Rocha, ex-presidente do Vasco. Seu avó, Octavio de Resende,...

Grand Prix

Grand Prix

  Time Feminino 1993  Cuba   1994    Brasil   1995    EUA   1996    Brasil   1997    Rússia   1998    Brasil   1999    Rússia   2000    Cuba   2001    EUA   2002    Rússia...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This