Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Pratos à base de enguia: os londrinos adoram!

11 de abril de 2012

A carne de enguia começou a ser vendida na região leste de Londres no século 18. Fez tanto sucesso que, em um sábado comum, cerca de 500 vendedores da iguaria podiam ser vistos oferecendo o peixe pelas ruas. Um prato com seis pedaços de enguia era vendido a um centavo de libra, com direito ainda a uma dose de licor.
Mas a popularidade da enguia atingiu seu pico na era vitoriana (segunda metade do século 19), quando começaram a surgir lojas especializadas, acabando com as vendas nas ruas. As enguias eram pescadas no próprio rio Tâmisa, de onde eram transportadas vivas em barris para os estabelecimentos. A população passava por mudanças substanciais, como a migração dos camponeses para as cidades e a imigração de irlandeses refugiados. Essa situação, que gerou pobreza e fome, acabou alavancando as lojas de enguia, que vendiam seus produtos por um preço modesto. Em 1874, já se computavam 33 estabelecimentos de venda de enguia na cidade.

 

Vetores de Vendedor Ambulante Vendendo Enguias Frescas Gritos De ...

Vendedor londrino de enguias do início do século XX

Apesar de bastante nutritiva, 60% da carne da enguia é composta por gordura saturada, o que predispõe à obesidade. Talvez esse tenha sido o motivo pelo qual esse peixe já não seja mais um alimento tão comum. Além disso, deve ser consumido fresco, o que é pouco prático na sociedade moderna atual. E, não menos importante, sua aparência física assusta um pouco: apesar de ser um peixe, parece uma serpente pegajosa.
Mas não pense que os ingleses esquecem suas tradições. Há 25 restaurantes e lanchonetes tradicionais em Londres que ainda preparam a iguaria. A primeira loja especializada em enguias funciona até hoje: a F. Cooke, localizada no bairro de Hoxton, vende pratos com enguia a turistas e clientes fiéis desde 1862. Lá, ela serve de acompanhamento a um prato típico chamado “pie and mash”, que nada mais é que uma torta de carne moída com purê de batata.

 

SEASIDE PIE AND MASH,EAST 22 LONDON CAFE, Eastbourne - Comentários ...

Pedaços de enguia acompanhando “pie and mash”

 

F COOKE, Londres - Comentários de restaurantes - Tripadvisor

F. Cooke – a primeira londrina loja de enguias

A enguia vendida em Londres, no entanto, não é mais conterrânea de seus consumidores. A poluição do Tâmisa, aliada a mudanças climáticas e ao excesso da pesca, levaram à queda de 95% da população dos peixes do rio de 1980 a 2009. A enguia é hoje importada da Irlanda.
A receita de enguia atualmente mais popular entre os ingleses é ainda mais curiosa. Prato preferido do jogador de futebol David Beckham, a “jellied eel” (em português, “gelatina de enguia”) é composta por pedaços de enguia embebidos em um caldo apimentado feito da espinha do próprio peixe. A mistura é levada à geladeira, onde é criada a consistência de gelatina. A exótica comida já está disponível aos ingleses até na versão industrializada.

 

Jellied Eels - http://englishenglish.biz/

Gelatina de enguia

 

Bradleys Jellied Eels | Morrisons

Gelatina de enguia industrializada

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

As cabines vermelhas inglesas sobreviverão?

Com a popularização dos telefones celulares, acreditava-se que as famosas cabines telefônicas inglesas estariam condenadas ao ostracismo. Existem atualmente cerca de 21.000 cabines vermelhas em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. O país já chegou a ter 92.000...

Lampião e seus cangaceiros em Londres

Lampião e seus cangaceiros em Londres

O cartunista e designer inglês Jamie Hewlett acaba de lançar uma série de desenhos usando Lampião e seus cangaceiros como referência. Os trabalhos estão à venda numa pequena galeria de arte no bairro do Soho, em Londres, que foi visitada pela jornalista Letícia...

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Modern Toilet: restaurante temático em Taiwan é um… cocô

Se você pensa que já viu de tudo, prepare-se para conhecer o restaurante temático mais bizarro do mundo. Ele fica em Taiwan e se chama Modern Toilet. A temática do restaurante é o banheiro. E tudo que se faz lá dentro. Cadeiras? Não. Os clientes sentam-se em privadas...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Antonio Mier

    Na região amazônica isso seria um prato “chocante”…

    Responder
  2. Andre

    O que os italianos têm de comida boa os ingleses têm de ruim

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This