Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Clube de Regatas Vasco da Gama

24 de abril de 2019

 

Fundação: 21 de agosto de 1898
Mascote: almirante
Endereço: Rua General Almério de Moura, 131
CEP 20921 – Rio de Janeiro – RJ

Hino
Autor: Lamartine Babo

Vamos todos cantar de coração
A cruz de malta é o meu pendão
Tu tens o nome do heróico português
Vasco da Gama, a tua fama assim se fez
Tua imensa torcida é bem feliz
Norte-sul, norte-sul deste país
Tua estrela na terra a brilhar
Ilumina o mar
No atletismo, és um bravo
No remo, és imortal
No futebol, és um laço
Da união Brasil-Portugal

  • A faixa diagonal na camisa vascaína significa o caminho para as Índias, descoberto pelo navegador Vasco da Gama.
  • Também começou como clube de remo: 58 amigos se uniram para participar da grande regata de 1898, ano da Comemoração do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para as Índias.
  • Em sua estréia, dia 3 de maio de 1916, o Vasco levou uma impiedosa goleada de 10 x 0 contra o Paladino F.C..
  • O primeiro escudo do Vasco foi criado em 1903. Era redondo, fundo negro, com a caravela ao centro. No fundo negro, as iniciais C e R, mais Vasco da Gama, separados por 6 cruzes de Cristo. Apenas na década de 1920 o clube adotou o atual escudo.
  • O Vasco aceitava em seu quadro associativo negros, mulatos, caixeiros e comerciantes, gente que não era admitida em outros clubes de futebol. Quando o time começou a vencer os grandes, os outros clubes se juntaram e tentaram aplicar um golpe. Proibiram que analfabetos participassem dos jogos. O Vasco teve que contratar professores para ensinar a maioria de seus jogadores a escrever os nomes para preencher a súmula.
  • O Vasco foi um dos primeiros times brasileiros a pagar salários aos seus jogadores, podendo contar com pessoas de baixa renda na equipe. Isso só era possível na década de 1920 porque os jogadores eram registrados como funcionários de armazéns de portugueses instalados no Rio de Janeiro, torcedores do time, já que, por ainda ser um esporte amador, era proibido pagar salários a jogadores de futebol.
  • O primeiro uniforme de futebol do Vasco era de camisas pretas com golas e punhos brancos, com a Cruz de Cristo sobre o peito, como a da Seleção Portuguesa que esteve no Rio de Janeiro em 1913 e a do Lusitânia com o qual o Vasco se fundiu. Na década de 1930, surgiu a camisa preta com faixa branca e a Cruz de Malta no peito, apesar de a original ter sido usada até 1945. O novo uniforme foi criado pelo técnico uruguaio Ondino Vieira, que gostava de mudar os uniformes dos clubes por onde passava. Ele se inspirou no uniforme do River Plate, da Argentina.
  • Em 1970, a vascaína Danuza Leão modernizou o uniforme, colocando frisos nas camisas e nos calções.
  • O famoso Expresso da Vitória, como o Vasco passou a ser chamado entre 1947 e 1952, formava com Barbosa, Augusto e Rafanelli; Eli, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Lelé e Chico. Em 1948, o Expresso do Vasco foi campeão dos campeões sul-americanos, no Chile. Esse time foi a base da Seleção Brasileira de 1950.

Livro conta a história das camisas dos 12 maiores times do Brasil.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This