A nova-iorquina Jim Nidetch sofria com a balança. Ela já havia tentado todo tipo de dieta, até mesmo com remédios e hipnose, mas nada funcionava. Até que, em 1961, Jim experimentou um novo regime e conseguiu eliminar 20 quilos em dez semanas. Com medo que tudo voltasse como antes, ela teve a ideia de montar um grupo de apoio, inicialmente com seis mulheres, todas com sobrepeso, para que uma pudesse vigiar e apoiar a outra.

Elas compraram uma balança e Jim desenvolveu um sistema de pontos e recompensas por metas de perda de peso. Dois frequentadores do grupo, o executivo Albert Lippert e a esposa, Felice, encorajaram Jim a abrir um negócio. Embora não fosse nutricionista, ela tinha uma grande habilidade motivacional. O grupo – batizado de “Weight Watchers”, em português, “Vigilantes do Peso” – foi criado oficialmente em 15 de maio de 1963.

 

O Vigilantes chegou ao Brasil em 1974 e anunciou o fim de suas atividades no país em 1º de março de 2024.

Em 1978, a organização foi vendida para a empresa Heinz, famosa por seu ketchup. Um quarto de xícara de ketchup vale 1 ponto na tabela do Vigilantes do Peso.