Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Fatos marcantes

24 de abril de 2019

 

1549
O jesuíta Padre Manoel da Nóbrega menciona em seus escritos que muitos colonos tinham índios como “mulheres”. A inquisição persegue Felipe de Souza, que afirmava já ter tido relações com freiras.

1895
É publicado Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, primeiro livro brasileiro protagonizado por um negro homossexual.

1930
Psiquiatras e endocrinologistas realizam tratamentos para curar o ?desvio? homossexual.

1951
A poetisa norte-americana Elizabeth Bishop assume a relação com a carioca Lota Macedo Soares.

1969
Ocorre o episódio do bar Stonewall, símbolo do movimento gay. O local tinha uma clientela homossexual que, depois de várias ações repressivas da polícia, resolve reagir em uma mobilização que durou dois dias.

1970
Os escritores Aguinaldo Silva e Caio Fernando Abreu assumem sua homossexualidade.

1977
A revista IstoÉ publica matéria de capa intitulada O Poder Homossexual.

1978
Surge o primeiro jornal gay brasileiro, Lampião.

1980
Ocorre em São Paulo (SP) o I Encontro Brasileiro de Homossexuais Organizados. É registrado o primeiro grupo brasileiro de direitos homossexuais, o Grupo Gay da Bahia.

1985
O pintor Darcy Penteado lança uma campanha de prevenção anti-Aids entre homossexuais brasileiros, mas ela é censurada.

1995
É fundada a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis (ABGLT). Marta Suplicy apresenta o Projeto de Parceria Civil.

1997
Ocorre a Primeira Parada GLBT, que reúne 2 mil pessoas.

1998
Uma pesquisa de opinião leva o dramaturgo Silvio de Abreu a tirar da trama da novela Torre de Babel o casal de lésbicas interpretado por Silvia Pfeifer e Christiane Torloni.

2004
A dupla russa t.A.t.U, vendeu cerca de 3 milhões de discos desde 2000, se apresentando como a primeira dupla de cantoras lésbicas do mundo. Depois de algum tempo, porém, as duas confessaram que o relacionamento não passava de uma farsa comercial. Lena Katina e Yulia Volkova nunca foram namoradas.

2005
Roberta Close consegue na Justiça o direito de mudar de nome. Ela, que se chamava Luís Roberto Gambine Moreira, fez uma operação de mudança de sexo em 1989.

2006
Estréia nos cinemas o filme O Segredo de Brokeback Mountain, dirigido por Ang Lee, que mostra a relação entre dois caubóis texanos na década de 1960. Ele recebeu 8 indicações ao Oscar.

2010
No dia 15 de julho, a Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This