Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

15 curiosidades sobre Machu Picchu

24 de abril de 2019

1. Machu Picchu é uma cidade Inca, construída no século XV, que fica à 2400 metros de altitude, na montanha de mesmo nome, que quer dizer “velha montanha”.

2. O local fica no vale do rio Urubamba, no Peru.

3. A cidade foi reencontrada pelo pelo historiador americano Hiram Bingham, em 24 de junho, em uma expedição patrocinada pela Universidade de Yale e pela National Geographic. O pesuisador procurava encontrar outra cidade perdida, Vilcabamba. Mas no caminho Bingham se deparou com o portal do Sol, que dá acesso à cidade.

4. Machu Picchu estava em ótimo estado de conservação, em comparação com outros sítios arqueológicos, o que permitiu que os pesquisadores encontrassem muitas informações latentes sobre a civilização Inca.

5. Por seu caráter urbano, organização e pompa, acredita-se que Machu Picchu tenha sido construída para servir de morada para nobres, sacerdotes, cientistas e alguns populares.

6. A cidade é dividida em uma área urbana e outra rural.

7. Em 7 de Julho de 2007, a cidade foi eleita, ficando na quarta colocação, como uma das novas 7 Maravilhas do Mundo.

8. O setor urbano tinha 200 habitações e abrigava cerca de 400 pessoas. Na cidade haviam também templos, praças e centros de estudos astronômicos.

9. Pesquisadores acreditam que Tupacc Amaru, último imperador Inca, residiu na cidade. O nobre foi assassinado pelos espanhóis em 1572.

10. Em 1997 um incêndio destruiu toda a vegetação da cidade.

11. Os incas eram ótimos astrônomos, conseguiam calcular com precisão os solstícios e equinócios, fundamentais para o plantio.

12. Em Machu Picchu existe um lugar chamado Templo do Sol, onde existe apenas uma janela.

13. Todos os anos, exatamente as 7h15 de 21 de junho, o templo é completamente iluminado pelos raios de Sol, isso marcava o início do inverno.

14. No sítio de Machu Picchu foram encontrados 164 corpos mumificados.

15. Entre eles, 102 eram mulheres, 22 homens, 7 meninas e 4 meninos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This