Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem inventou o mouse?

24 de abril de 2019
O mouse foi inventado em 1962 pelo pesquisador americano Douglas Engelbart (1925-2013), do Instituto de Pesquisas de Stanford. Douglas precisava de algum dispositivo que facilitasse a interação com o computador. Para isso, ele criou o “Indicador de Posicionamento X e Y” (o invento foi registrado com esse nome em 1970), que era uma caixinha de madeira com duas roldanas embaixo, uma na vertical e a outra na horizontal. Esse primeiro experimento não fazia movimentos diagonais e só tinha um botão. Alguns colegas de trabalho de Douglas diziam que o pequeno aparelho parecia um rato com um longo rabo e passaram a chamar o dispositivo de mouse  (“rato” em inglês).

Engelbart tem a patente de vários sistemas de acesso de informação e o mouse é sua criação mais famosa. O equipamento começou a ser usado no início da década de 1970, em computadores como o Xerox Star. A versão com uma bolinha embaixo, em vez de roldanas, foi desenvolvida pela Xerox em 1983. Mas o projeto acabou caindo nas mãos de Steve Jobs e foi lançado pela Apple em 1984.

Até 1997, ele havia recebido 10 mil dólares pela criação do mouse. Naquele ano, ganhou 500 mil dólares pelo prêmio Lemelson-MIT de Inovação Norte-Americana.

Em 2000, Douglas Engelbart recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia, concedida pelo governo norte-americano, em reconhecimento a importância da invenção do mouse.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This