SENHORA DO DESTINOSenhora do Destino (2004)
Na trama de Aguinaldo Silva, a nordestina Maria do Carmo (Susana Vieira) tem sua filha recém-nascida Lindalva seqüestrada pela prostituta Nazaré. Ela cria a menina como se fosse sua filha com um cliente, com quem acaba se casando. Anos depois, Lindalva, que agora se chama Isabel, conhece Leandro, seu irmão. Sem saber que são parentes eles começam a namorar.

Os Maias (2001)
A adaptação de Maria Adelaide Amaral do livro de Eça de Queiroz mostra a relação entre Carlos e Maria Eduarda, interpretados por Fábio Assunção e Ana Paula Arósio. Os irmãos são separados quando crianças: sua mãe foge com um príncipe italiano e leva a menina, deixando o garoto aos cuidados do pai. Os dois se reencontram anos mais tarde e, sem saber de seu parentesco, se apaixonam.

Primo Basílio (1988)
Outra adaptação de uma obra de Eça de Queiroz. Nela, quem mantém um caso de amor são dois primos. Luísa (Giulia Gam) é casada com Jorge (Tony Ramos), mas durante uma de suas viagens dá início a um romance com Basílio (Marcos Paulo). Tudo vai bem até que uma criada descobre a história e começa a chantegear a patroa.

Mandala (1987)
A novela conta a história de Jocasta (Vera Fisher), que seduz Édipo (Felipe Camargo) sem saber que ele é seu filho desaparecido. A trama foi inspirada em uma tragédia escrita pelo grego Sófocles.

Chega Mais (1980)
Vilma (Nádia Lippi) é irmã adotiva de Tom (Tony Ramos). Ela se apaixona e faz de tudo pelo rapaz. No final da trama, porém, Tom acaba se casando com Gelly (Sônia Braga).