Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Esporte Clube Juventude

24 de abril de 2019

 

Fundação: 29 de junho de 1913
Mascote: papagaio
Endereço: Rua Hercules Galló, 1547
CEP 95020-330 ? Caxias do Sul – RS
Estádio: Alfredo Jaconi, capacidade para 25 mil pessoas

Hino
Autor: Ernani Falcão

Nossas almas em festa saúdam
Este clube de real tradição
Na mais sã alegria se escudam
Entoando esta Marcha Canção (bis)
Juventude, um passado de glória
O teu nome querido tornou
És o Clube de muitas vitórias
Que a cidade em orgulho deixou
Juventude, um passado de glória
O teu nome querido tornou
És o Clube de muitas vitórias
Que a cidade em orgulho deixou.

  • O Juventude foi o primeiro time de Caxias do Sul. Quase todos os 35 fundadores pertenciam ao Recreio da Juventude, clube formado a partir da dissidência do Clube Juvenil, que só aceitava em seus quadros homens solteiros. O nome, além de homenagear a agremiação de origem, ratificava a condição de todos do grupo: eram jovens, acima de tudo.
  • Foi o primeiro clube fora da capital a chegar a uma final de Campeonato Gaúcho. Acabou perdendo o jogo para Grêmio. O título só seria conquistado em 1998, quando o Juventude quebrou a hegemonia dos dois principais times do estado (Grêmio e Internacional) e tornou-se a primeira equipe do interior a faturar a disputa depois da vitória do Riograndense em 1939.
  • Também participou de um torneio na Ásia e no Oriente Médio, retornando como ?Fita Azul?, após vencer os seis jogos disputados, sendo duas vezes a seleção nacional da China.
  • Em sua primeira participação na Copa Libertadores, o Juventude disputou o mesmo grupo de Palmeiras, El Nacional e The Strongest (ambos do Equador). Após uma campanha regular, o time foi eliminado ainda na primeira fase. Terminou o campeonato na 20ª colocação.
  • Luiz Felipe Scolari já fez parte da seleção do Juventude. Ele foi zagueiro da equipe em 1979 e, mais tarde, virou técnico do clube.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This