2600 a.C.
Os romanos desenvolveram um treinamento militar para seus soldados. Os exércitos serviram de base para as atuais modalidades de ginástica olímpica.

2500 a.C.
O imperador HuangTsé inventou um treinamento para seus soldados que consistia em chutar uma pelota entre duas estacas cravadas no chão. Esse jogo é considerado o tataravô do futebol.

776 a.C.
Para comemorar a construção de um templo dedicado a todos os deuses gregos em Olímpia, foi organizada uma festa batizada de Jogos Olímpicos. Os participantes disputavam apenas uma prova: a corrida de 170 metros.

490 a.C.
Durante uma batalha contra os persas, os atenienses escolheram seu melhor corredor para buscar reforços. Diz a lenda que Fidípedes correu 250 quilômetros da cidade de Maratona à Esparta, e mais 40 até Atenas. Caiu morto de exaustão. O feito inspirou a criação das corridas de longa distância, batizadas de Maratona.

200 a.C.
Os persas inventaram o hóquei na grama. O esporte foi proibido na Inglaterra na Idade Média porque atrapalhava o treinamento dos arqueiros, responsável pela defesa nacional. Sua versão moderna surgiu em 1850.

1500
O golfe nasceu na Escócia, inspirado em um jogo chamado ?paganica? praticado pelos romanos desde 400 a.C.