COMPUTADOR - LINHA DO TEMPO

1970
Nessa década, fabricantes como a IBM e a HP começam a vender ao público microcomputadores baseados em transistores e microchips. Alguns deles já usavam teclados para a entrada de dados e os programas podiam ser armazenados em fitas magnéticas ou em disquetes de 8 polegadas (pouco menores que uma folha de papel sulfite).

1971
O engenheiro Ray Tomlinson divulga o desenvolvimento de um novo meio de comunicação via computadores. É inventado o electronic mail, conhecido popularmente como e-mail. A primeira mensagem foi enviada de Ray para ele mesmo, em computadores diferentes.

1973
A interface gráfica, muito próxima da que conhecemos hoje com o Windows e o Mac OS, é inventada. Engenheiros da Xerox desenvolveram um protótipo chamado Alto, que usava um mouse, ícones para representar programas e documentos, e era capaz de operar em rede. Jamais foi lançado pela Xerox, que não acreditou naquela maluquice.

1977
É desenvolvido o Apple II, primeiro projeto de computador pessoal da Apple Computers. Era baseado no Apple I, um protótipo criado por Steve Jobs na garagem de casa, e que vendeu 200 unidades montadas a mão. Seu projeto foi tão popular que ele foi fabricado, com pequenas variações, até 1993.

1981
É lançado o IBM PC. Seus padrões de funcionamento foram largamente publicados para que outras empresas pudessem desenvolver acessórios. Essa abertura acabou fazendo com que dezenas de fabricantes produzissem clones – computadores compatíveis com o PC. Isso ajudou o PC a tornar-se um estrondoso sucesso comercial, embora os cofres da IBM não tivessem ficado tão cheios assim. Junto com o PC da IBM, foi lançado o primeiro sistema operacional da Microsoft, o MS-DOS 2.0.

1984
A Apple lança o Macintosh, o primeiro computador pessoal acessível com uma interface gráfica. Era baseado no Lisa, um projeto anterior caro e complexo demais. O Macintosh (nome da maçã preferida de Steve Jobs), por sua vez, conquistou uma legião de fãs que persiste até os dias atuais.

1990
É inaugurado o primeiro provedor comercial de Internet nos Estados Unidos. Nesse ano, a primeira máquina a ser controlada remotamente pela Internet – uma torradeira – é testada.

1991
Engenheiros do Cern, a Organização Europeia de Pesquisas Nucleares, lançam a “World Wide Web”, um meio de facilitar as pesquisas nas universidades do mundo inteiro através da Internet.

1999
Bancos e instituições informatizadas de todo o mundo entram em pânico perante o risco de seus sistemas não estarem aptos a armazenar datas posteriores a 31 de dezembro de 1999, por causa dos dois dígitos usados para representar o ano. Linguagens de programação mortas foram ressuscitadas e profissionais descartados tiveram seus salários supervalorizados. Apesar do pânico, os sistemas foram atualizados e sobreviveram ao “bug do milênio”.

2001
É desenvolvido o primeiro computador quântico da história. A máquina, aplicação prática de uma teoria até então jamais verificada, resolveu uma versão simples de um problema de criptografia. É o primeiro passo de uma tecnologia que pode gerar computadores milhares de vezes mais rápidos que os atuais.