Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os campos de concentração de Auschwitz-Birkenau

24 de abril de 2019
  1. No dia 20 de janeiro de 1942, uma reunião com a alta cúpula do III Reich debateu a chamada “questão judaica” — o que fazer com os milhões de judeus que viviam em territórios ocupados pela Alemanha nazistas.
  2. A reunião durou apenas 2 horas e deu origem ao “Protocolo de Wannsee”, a “solução final da questão judaica” (“Endlösung der Judenfrage”, em alemão), que previa o extermínio de todos os judeus colocados campos de concentração.
  3. O Protocolo de Wannsee foi encomendado pelo oficial nazista Hermann Goering ao general da SS Reinhart Hydrich, no dia 31 de julho de 1941.
  4. O maior campo de concentração foi Auschwitz, localizado no sul da Polônia. Lá morreram cerca de 1,1 milhão de prisioneiros entre maio de 1940 e janeiro de 1945.
  5. Auschwitz reutilizou um complexo de galpões construídos no final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) pelo Império Austro-Húngaro.
  6. Em outubro de 1941, os nazistas iniciaram a construção de um segundo campo de extermínio. Llocalizado a 3km de Auschwitz, ele ficou conhecido como Birkenau.
  7. Para os oficiais nazistas, Auschwitz abrigava mercearias, cinema, clube esportivo e cantinas.
  8. O campo de concentração de Auschwitz foi comandado pelo oficial Rudolf Hoss. Hoss mandou escrever a frase “Arbeit macht frei” (“O trabalho liberta”) no portão da frente do campo.
  9. Hoss fugiu no final da Segunda Guerra, mas foi preso e julgado em Nuremberg. Condenado à morte por enforcamento, Rudolf Hoss foi enforcado em um pátio quase vazio de Auschwitz, em 16 de abril de 1947.
  10. A substância utilizada nas câmaras de gás era o Zykon B, vendido na forma de cristais que sublimavam um gás tóxico ao entrar em contato com o ar. O Zykon B foi produzido pelo conglomerado químico IG Farben. A morte nas câmaras de gás demorava 10 minutos.
  11. Os prisioneiros de Auschwitz trabalhavam 12 horas por dia e recebiam 3 parcas refeições diárias, que limitavam-se a pão, café e sopa de batata.
  12. Em Auschwitz foram presos e assassinados judeus, ciganos, soviéticos e presos políticos.
  13. O maior campo de concentração nazista foi esvaziado em 17 de janeiro de 1945. Foram destruídos documentos, evidências, crematórios e câmaras de gás.
  14. O Exército da URSS chegou a Auschwitz no dia 27 de janeiro de 1945 – encontrou apenas 1.200 prisioneiros, em geral doentes que haviam sido abandonados. Os últimos 50 mil prisioneiros foram evacuados dias antes e obrigados a andar na neve por 35 km.
  15. No dia 30 de abril, Adolf Hitler cometeu suicídio em um bunker em Berlim, marcando o final da Segunda Guerra Mundial.
  16. Com o fim da Segunda Guerra, Auschwitz foi transformado em um memorial para suas vítimas e patrimônio da Unesco. Em 2007, o nome do campo foi mudado para “Ex-campo de concentração nazista alemão Auschwitz-Birkenau.”

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This