Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Shopping quer torcedores bem longe

13 de setembro de 2008

Em São Paulo, o Shopping Bourbon faz parede com o Parque Antarctica, campo do Palmeiras. Em dias de jogos, os corredores do centro comercial – e o estacionamento – são tomados por torcedores do Palmeiras. Para não intimidar o resto do público, a administração do shopping colocou placas, proibindo a “circulação de torcidas organizadas, além do porte de bandeiras e similares”. Embora não faça referência a nenhuma torcida, o recado atinge diretamente os palmeirenses. Não se tem notícia ainda dos efeitos práticos que as placas conseguiram causar nos torcedores. O shopping vizinho, West Plaza, também enfrenta a mesma situação em dias de jogos no Parque Antarctica, mas nunca colocou qualquer aviso de restrição a torcedores. Você acha que uma placa assim tem alguma serventia?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

30 Comentários

30 Comentários

  1. Horacio

    é proibido proibir

    Responder
  2. Andrea

    Apoiado. Mas só quero ver se os seguranças do shopping, desarmados, vão conseguir conter os torcedores-bichos-revoltadinhos quando seu time (qualquer um) perder devido ao corpo mole desses jogadores bundões-interesseiros. É só ver essa seleção de vendidos. Ninguém ainda aprendeu que eles SE LIXAM pela paixão do torcedor??? Querem é comprar suas casas, carros e mulheres interesseiras de cabelo amarelo.

    Responder
  3. O Observador

    É o que eu sempre digo, quem fazem as leis somos nós mesmos. Se os carros não respeitam o pedestres, é como se pedíssemos pra colocar uma sinaleira ou quebra-molas. Se não sabemos nos comportar, é como se pedíssemos pra sermos contidos e até mesmo impedidos. Nós fazemos. Se quisermos acabar com as regras, é só mudarmos de atitudes. Não reclame da restrição, antes, demonstre que ela é indevida ou desnecessária. (Se é que tu consegue homem fraco)

    Responder
  4. sergio

    alguém tem que começar a fazer alguma coisa contra as torcidas “mal organizadas”.

    Responder
  5. Rafa

    Certissimooo, esses palmeirense são uns nojentos. E tbém evita briga e mortes!

    Responder
  6. francisco

    Graças a DEUS não sou palmeirense, mas o que diria os responsáveis pelo shoppin citado se estes torcedores que eles barrar aparecessem com pelo menos R$ 100,00 para gastar nas lojas.

    Responder
  7. Maria

    Pode não servir, mas é justo..afinal estas torcidas organizadas estão mais p marginais com disfarce..tendendo a animais.

    Responder
  8. Marcello

    Foram geniais na escolha do ponto. Para mim esse shopping (desde quando era o antigo Matarazzo), sempre se limitou a ser estacionamento para os jogos do Palestra.

    Responder
  9. Tiago

    Este Shopping pertence a gaúchos a tal da família Zaffari, dizem que são mafiosos, dzem inclusive que mandam em Porto Alegre, este espaço é nosso e nem todos, na verdade a maioria não é de torcida organizada e sim de pessoas que usam o Shopping e compram lá também!

    Responder
  10. Brandon

    Por que não pensaram nisso ,antes?

    Responder
  11. R11

    Lendo o comentário das pessoas sobre a matéria, da pra perceber que a burrice reina no Brasil. Quem freqüenta o Shopping em dias de jogos sabe que não se vê nenhuma torcida organizada dentro do Shopping e sim pais com seus filhos.
    O que a matéria quer dizer é, que em dias de jogos, mais de 80% das pessoas que freqüenta o Shopping é de PALMEIRENSE, fazendo com que afaste as pessoas que torce para times rivais.

    Responder
  12. Gabriela

    Sem comentários, sem muito a dizer… Ridículo!

    Responder
  13. Taciana Antunes

    Prezados, realmente a placa é tão inútil e arbitrária quanto às que vemos em alguns gradeados de prédios “proibido cães. Leve para a sua calçada”. É o espaço público, ou não? Braços. Parabéns pelo Blogo.

    Responder
  14. Rosemary

    não concordo, pq todos tem a liberdade ir e vir, mesmo torcedores o estadio já estava lá, então quando os torcedores estiverem sem camisa tudo bem será bem recebidos por essa classe nojenta que frequenta Shopping, isso é pura discriminação.. e eu não sou Palmerense…

    Responder
  15. Marcelo

    Não compro em shopping mesmo, pois é muito caro, prefiro comprar pela internet.

    Responder
  16. Eduardo Forastiero

    Até onde eu saiba discriminação eh crime e criar shopping vizinho a estadio e nao querer torcedores por la eh burrice.
    Que fechem as portas em dia de jogo.

    Responder
  17. Fernando

    Com certeza é válido. Ainda mais existindo uma das maiores GANGUES do futebol, que é a Mancha Verde, nas proximidades. Como o poder público não mexe a bunda para por esses marginais no seu devido lugar, cabe aos estabelecimentos tentarem se proteger como podem.

    Responder
  18. Dú

    De quem foi a idéia genial de se fazer um shopping ao lado de um Estádio de futebol??Com o tamanho do terreno deste,dava para construir o estádio do timinho!!Já que os organizadores do projeto do shopping queriam ver confusão,então pq ñ investiram na galinhada?!

    Responder
  19. ivan * Mancha z/O

    Primeiramente, sou integrante da maior torcida organizada do palmeiras, a Mancha Verde, sei que muitos aqui tem uma visão esteriotipada desta torcida, e isso é um sinal de ignorancia, pois estes não conhecem as ações sociais da mancha, e que apesar de tudo continua sendo barrada e oprimida, enfim.
    Sempre após os jogos do palmeiras custumo passar pelo shopping, já que uma gama de meus amigos se encontram la, sempre que vou costumo comer la depois dos jogos, pois torcedores também comem, acredito que com essa ‘ proibição ‘ o shopping só ira perder, pois depois dos jogos só se encontram palmeirenses naquele estabelecimento, e não são poucos, alem de que não é porque afastamos os torcedores de outros times, e sim pois somos a grande maioria.
    Se vocês tem algo contra a mancha verde entrem vocês mesmos no site e vejam as ações sociais feitas por elas, e tentem ajudar, pois ajuda nunca é de mais .
    http://www.manchaalviverde.com.br

    Responder
  20. fernandinho

    O Palmeias é MUITO MAIOR que um shoppingzinho…
    Eles que fechem em dias de jogo então.
    Pelo que eu saiba nenhum torcedor depredou nada lá, mas desse jeito estão pedindo.

    Responder
  21. orcalino

    Não concordo, pois vivemos em um pais de democracia, se não querem torcedores no local, fechem o local em dia de jogo.Isto eh discriminação. Afinal dentro deste local temos lojas esportivas que vendem artigos e não poderm concordar com essa ditadura.OK!

    Responder
  22. Hélio

    Ridiculo, se não queriam torcedores no shopping pq construiram do lado de um estadio ???
    e ja foi comentando esse shopping nada mais é dq um estacionamento pra torcida palmeirense em dia de jogos, nada mais !

    Responder
  23. Rodrigo

    è uma besteira isso, pois estratégicamente o shopping esta mto bem localizado, concerteza se pensou nesse detalhe
    ..lembre se que torcedor também é consumidor e como tal, possui os mesmo direitos…e as pessoas devem ter o bom senso também, como conhecem ali como uma região bem palmeirense, torcedores de outras equipes, evitem andar por lá uniformizado em dias de jogos.!!
    …não costumo ver palmerense no sabado( dia do jogo do cúrintia) anda ndo pela Av pacaembu…tudo é questão de bom senso!
    até!!!

    Responder
  24. Rodrigo Ferraz

    Caro Marcelo Duarte,
    O mesmo que entra com camisa uniformizada ,no dia sequinte pode ir sem. Mas ,entendo perfeitamente o significado da placa e sendo assim concordo plenamente com ela. Podiam até fazer uma desta na Av Paulista! Está ai minha sugestão!
    Grande abraço,
    Rodrigo Ferraz
    http://rodrigoferrazrtv.blogspot.com/

    Responder
  25. Gabriela

    Mais ridículo ainda depois que li os comentários…
    Quem freqüenta o shopping normalmente não faz parte de torcida organizada necessariamente, sim de torcida em geral, já vi torcedores de diversos times lá.. e GRAÇAS A DEUS eu sou palmeirense, e sei que não é pelo shopping ser ao lado do Palestra que impedirão outros torcedores de freqüentar o local, ou que causaremos algum mal aos outros…

    Responder
  26. Marcos

    Concordo com a proibição.
    Palmeirenses são vândalos com tendencias neo nazistas. Tem dinheiro pra frequentar shopping e papais advogados prontos para defender seus bebezinhos bem nutridos que depois de baterem em empregadas domesticas e moradores de rua, ainda são defendidos por seus papais.

    Responder
  27. carlos

    No Shoping West Plaza, não existe descriminação, acho um Shoping bem preparado para atender os torcedores palmeirense e torcedores rival, tanto a administração quanto corpo de Segurança, estão preparados para atender os torcedores, pois o Shoping é dos Palmeirense, è nossso.

    Responder
  28. Fernando Alonso

    ivan * Mancha z/O, primeiramente ignorancia é contestar FATOS. Só para recordar o fato mais recente, quando a Polícia Civil de São Paulo efetuou uma busca na sede da Mancha Verde no início do ano, foi encontrado um verdadeiro arsenal. Até camisetas com apologia a um grupo terrorista fazia parte dos “brinquedinhos”.
    É questão das organizadas – incluída a Mancha Verde – é bem simples: Quando pessoas DE BEM se reúnem para torcer, não saem brigas, espancamentos, mortes, como verdadeiros animais. Pessoas DE BEM não entram em confronto com a polícia e nem causam transtornos à ordem pública.
    Se colocar a placa no shopping vai resolver alguma coisa ou não, isso é uma outra questão. Agora direito de se defender dos marginais travestidos de torcedores de futebol, isso qualquer cidadão ou instituição tem direito, e é legítimo.

    Responder
  29. Raphael

    Moro no bairro onde o shopping e o palestra estão situados!
    Sou palmeirense, e sempre vou aos jogos, antes desse shopping ridículo ser reformado, lá já existia um shopping bourbon, que em dia de jogs sempre cotnava com a presença de palmeirenses que iam ao mc donalds que fica ao lado do shopping ou na própria praça de alimentação do shopping, assim como é feito no west plaza.
    A única diferença é que hoje, o bairro está virando um bairro de elite, crescendo e cada vez com um poder requisitivo maior, e é por isso que esse shoppingzinho novo ai tá fazendo isso.
    Querendo ou não, torcedor de futebol indenpendente sendod e uma organizada ou não é mal visto, por algumas pessoas, por isso o shopping está fazendo isso.
    Querendo ser um shopping da elite, tomou esta medida, shopping ridículo!

    Responder
  30. Paulo

    Marcelo, tenho uma camisa do Napoli (1989) assinada pelo Maradona entre outras assinaturas, gostaria de vende-la, vc poderia me orientar a respeito.
    Comentário de MARCELO DUARTE: Caro Paulo, os colecionadores que consultei sugerem que você coloque à venda no site do Mercado Livre. Você pode abrir um leilão para sentir o valor da sua camisa. Boa sorte!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This