Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que a Fórmula 1 tem esse nome?

24 de abril de 2019

Foi a partir de 1950, quando a Federação Internacional do Automóvel (FIA) criou o Campeonato Mundial de Pilotos, que o nome Fórmula 1 passou a ser denominação oficial. Antes disso, disputavam-se centenas de Grandes Prêmios, mas não havia um torneio e um campeão formais. A definição de carro de “fórmula”, porém, nasceu junto com as competições de automóveis. Depois das primeiras provas com os carros existentes, ainda no século passado, é que se pensou em aliviar o peso para ganhar velocidade. Foram, então, retirados os itens “supérfluos”, como os para-lamas e os estribos. O segundo passo foi eliminar do carro o mecânico, que participava da corrida sentado ao lado do piloto. Surgiram os monopostos, ou fórmulas: carros em forma de tubo e com as rodas expostas, batizados carinhosamente de “charutinhos” no Brasil.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O que é o sol da meia-noite?

O que é o sol da meia-noite?

É um fenômeno que ocorre perto dos polos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida sobre os polos, em posições que se alternam de seis em seis...

O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa. A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

Qual é a pimenta mais ardida do mundo?

Qual é a pimenta mais ardida do mundo?

Entre as mais de 2 mil variedades de pimentas cultivadas, a grande campeã é a Red savina habanero, considerada a mais picante do mundo de acordo com o Livro dos Recordes. A variedade foi criada por uma empresa na cidade de Walnut, Califórnia...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This