Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Ôps! Alemães danificam Taça Fifa. Mas isso já aconteceu com outros troféus

21 de julho de 2014

Depois de 24 anos sem levantar o glorioso troféu, a Alemanha foi recebida por meio milhão de torcedores no Portão de Brandemburgo, em Berlim, na terça-feira passada. Na comemoração, os jogadores extravasaram tanta alegria que acabaram danificando a cópia da Taça Fifa que ficou em poder do país. O autor da proeza não foi revelado. “Em algum momento, uma pequena peça de nosso troféu da Copa se desprendeu”, afirmou o presidente da Federação Alemã de Futebol, Wolfgang Niersbach. “Mas não se preocupem. Temos especialistas para consertá-la.” Se serve de consolação para os alemães, essa não foi a primeira vez que isso aconteceu. Confira outros momentos de comemoração que foram parar na “assistência técnica”.

O goleiro Weidenfeller celebra com a taça para fora do ônibus

Em 2004, a zebra colombiana Once Caldas chegou ao título da Libertadores da América ao vencer o Boca Juniors, da Argentina, nos pênaltis.  O capitão do time, Samuel Vanegas, levantou a taça. Durante a volta olímpica, todos jogadores queriam sentir o “gostinho” do troféu. Até que ele chegou às mãos de Herly Alcázar. “Eu quebrei a taça”, contou o atacante. “Pensei que era compacta, porém o boneco de cima estava sustentado por apenas um cabo e as ‘orelhas’ do troféu estavam coladas. Quando me dei conta, passei o troféu e continuei celebrando'”. O jogadorzinho de bronze e as “orelhas” da taça sumiram. Os dirigentes da equipe colombiana pediram que os torcedores devolvessem as peças, mas não tiveram êxito.
Segundo o livro “Libertadores – paixão que nos une”, do jornalista brasileiro Nicholas Vital, a taça quebrada passou por um processo de restauração na Plateria Alzaimagem, em Santiago, no Chile. O trabalho foi realizado durante um mês pela equipe de Juan Pablo Rosel, seguindo o projeto original de Alberto de Gasperi, da joalheria peruana Camusso. ​O trabalho só não foi perfeito por causa de um detalhe: o pequeno jogador de bronze, que fica no alto da taça, era destro e passou a ser canhoto.

A Copa Libertadores foi quebrada por Henry – que não está na foto

Oito anos depois, Corinthians e Boca Juniors disputaram  a final da Libertadores de 2012. O clube paulista, com dois gols de Emerson Sheik, sagrou-se campeão e finalmente levou a taça para o clube. Antes de ser colocado numa redoma dentro do museu, no entanto, o sonhado troféu fez um longo périplo. Em uma dessas viagens, o jogadorzinho que aparece em cima foi arrancado. Sem tempo de consertá-la, a taça foi mostrada, mesmo quebrada, na visita feita ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes e depois do título: falta o bonequinho no topo da taça

Antes que você pensa que isso só acontece com os latinos, vamos voltar a  2011. O Real Madrid foi campeão da Copa do Rei. Para festejar o título, o elenco circulou num ônibus conversível. Sergio Ramos era um deles. Quando o troféu chegou às mãos do animado defensor, ele tentou mostrá-lo aos madrilistas e deixou a taça cair de uma altura aproximada de 3 metros. O motorista, sem culpa, passou por cima dela.

Assim ficou a Copa do Rei após ser atropelada

Dias depois de Sergio Ramos ter destruído o troféu, o goleiro holandês Maarten Stekelenburg fez bobagem parecida. O Ajax festejava a conquista do campeonato nacional num ônibus fechado. O goleiro teve a brilhante ideia de sair pelo teto solar do ônibus para mostrar a taça em formato de prato. No melhor estilo vídeo-cassetada, ele perdeu o equilíbrio e fez a taça ficar girando pelo asfalto de Amsterdã (acompanhe a partir de 30 segundos):

Calma, calma. Isso não é privilégio de jogadores de futebol. Ao se tornar campeão do Aberto de Barcelona em 2000, o tenista russo Marat Safin levantou a taça com toda a sua força. Metade do troféu ficou em suas mãos. A outra metade despencou.  A feição do russo não chegou nem perto da reação do senhor engravatado ao lado direito do tenista, claramente chocado com a situação.

Safin assiste o rompimento de seu troféu

Todos pilotos são bons com as mãos? Talvez. A temporada 2013 da Formula Indy não estava sendo boa para Sébastien Bourdais. O 11º lugar havia sido sua melhor posição no ano. O grande resultado da vida do piloto francês na categoria veio em Toronto, no Canadá. Depois de ficar em 2º lugar e conseguir uma conquista inédita em sua carreira na Indy – subir ao pódio, recebeu o troféu e, na hora de levantá-lo, viu o objeto rolar pelo chão.


“O capitão Chris Burton receberá o troféu”, anunciou o locutor. Empolgado, o camisa 12 do Spokane Chiefs, clube que acabava de ser campeão canadense de hóquei, dirigia-se para receber a taça. Depois de posar para fotos, ele tentou entregá-lo a um companheiro. Na hora de passar o bastão, no entanto, o troféu escapou das mãos do capitão e despedaçou-se no piso de gelo. Sob vaias, ele tentou consertar a taça – e provou que a emenda pode ser pior que o soneto.

Por fim, em maio de 2011, Finlândia e Suécia se enfrentariam na final da Copa do Mundo de hóquei. O título foi conquistado pelos finlandeses. A volta para casa foi em um voo da Finnair, saindo da Eslováquia até Helsinque, a capital finlandesa. Na chegada, o cambaleante treinador de goleiros Pasi Nurminen (no voo, a comemoração foi regada a muita cerveja) escorregou no final da escada e deu uma bela cabeçada no troféu de campeão do mundo. Nesse caso, o estrago foi maior na testa dele do que na taça.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

2 Comentários

2 Comentários

  1. caio

    muito boa essa materia cara
    gostei do lula com tite nela rs
    fora temer
    lula ladrão roubou meu coração

    Responder
  2. caio

    muito boa essa materia cara
    gostei do lula com tite nela rs
    fora temer
    lula ladrão roubou meu coração

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This