Goleiros-artilheiros

24 de abril de 2019

 

  • O primeiro registro de um gol de goleiro aconteceu em 25 de março de 1882. Ele foi atribuído a James McAulay, da Seleção da Escócia, em um jogo contra País de Gales.
  • No Brasil, o primeiro goleiro-artilheiro foi Anderson Williams Waterman, que jogou no Fluminense entre 1906 e 1910. O feito aconteceu no dia 5 de julho de 1908,durante uma partida contra o Riachuelo. Vencendo com facilidade – 10 x 0 – o Fluminense ainda teve um pênalti marcado a seu favor – para revolta do Riachuelo, que abandonou o campo. O escolhido para fazer a cobrança foi o goleiro Waterman, que fechou o placar em 11 x 0.
  • Um chute que atravessou toda a extensão do gramado e acertou o gol adversário: esse foi o primeiro gol de tiro de meta feito por um goleiro no futebol brasileiro. Goleiro do Noroeste, de Bauru (SP), Navarro abandonou seu papel de defensor em 2 de dezembro de 1962, durante uma partida entre Bauru x Taubaté, pelo Campeonato Paulista. O lance foi validado pelo árbitro Carmelito Vói e o placar foi fechado em 6 x 0 para o Bauru. Antes dele, somente em cobranças de pênaltis goleiros haviam marcado gols.
  • Outro gol de goleiro famoso aconteceu no Rio de Janeiro, numa partida entre Flamengo e Madureira. No dia 19 de setembro de 1970, o goleiro Ubirajara cobrou um tiro de meta que fez a bola quicar duas vezes e dar um chapéu no goleiro do Madureira, antes de balançar a rede adversária. Apesar do lance histórico, o Madureira venceu o jogo por 2 x 1.
  • Hiran Spagnol, ex-jogador do Internacional e do Ponte Preta, afirma ter sido “o único goleiro que marcou dois gols de cabeça na carreira”, feitos em 1996 pelo Guarani e em 1999 pelo Santo André.
  • O goleiro colombiano René Higuita ficou conhecido como “El Loco”, já que cobrava pênaltis e faltas, além de sair do gol para armar o ataque. Ele ficou famoso por executar a “defesa do escorpião”: saltar e defender a bola com os dois pés, mergulhando no gramado. “El Loco” causou polêmica em 1991, ao visitar o megatraficante e amigo pessoal Pablo Escobar na prisão. Outro episódio marcante na vida do goleiro foi sua aparição no programa “Cambio Extremo” (versão do americano “Extreme Makeover”), no qual participantes mudam radicalmente sua aparência através de cirurgias plásticas. Higuita recebeu uma injeção de silicone no queixo, gordura enxertada nas maçãs do rosto, remoção a laser de manchas na pelee teve o nariz afilado. “Estou feliz com o que vejo no espelho. Aprendi a viver sendo feio, por isso vou continuar o mesmo. O fato de terem me mudado um pouco não me afeta em nada como pessoa”. Depois de um tempo afastado, René Higuita voltou aos gramados em julho de 2008, aos 42 anos, jogando pela equipe do Deportivo Pereira.
  • De acordo com a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) até o dia 7 de agosto de 2008, os maiores goleiros-artilheiros do mundo eram: Rogério Ceni, do São Paulo, com 82 gols; o paraguaio José Luis Félix Chilavert, com 62; e René Higuita, com 41. O mexicano Jorge Campos vem logo atrás, com 40 gols, seguido pelo o búlgaro Dimitar Ivankov (33) e pelo peruano Johnny Martín Vegas (32).
  • O primeiro gol de Rogério Ceni foi marcado em 15 de fevereiro de 1997 contra o União São João, no Campeonato Paulista.

 

Artigos Relacionados

Os bichos que viraram mascotes de futebol

Os bichos que viraram mascotes de futebol

Periquito e Porco O periquito representava o Palmeiras, até ser trocado pelo porco. Durante o Campeonato Paulista de 1969, o Corinthians pediu permissão à Federação Paulista de Futebol para contratar 2 jogadores que substituíssem 2 que haviam falecido. Todos os clubes...

10 curiosidades sobre os estádios das Copas

10 curiosidades sobre os estádios das Copas

1. Ernst Happel, ex-jogador e ex-técnico da Áustria, teve seu nome homenageado no estádio de Viena. Quando jogava pela seleção austríaca, ele conseguiu um terceiro lugar na Copa de 1954. Em 1978, foi vice-campeão como...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *