Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Esportes paralímpicos – A a G

24 de abril de 2019

 

Em cada um deles há várias divisões internas para separar os atletas. Primeiro, pelo tipo de dificiência que apresentam; depois, pelo grau de deficiência, para manter a competição justa. Nem todas as modalidades estão disponíveis para todos os grupos de atletas.

Arco-e-flecha
É disputada por portadores de deficiências físicas, nas categorias individual e em grupo. Os arqueiros competem em pé ou sentados em cadeiras de roda.

Atletismo
Inclue as provas de 100, 200, 400, 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros, maratona, lançamento de peso, arremesso de lança, arremesso de disco, arremesso de martelo, salto à distância, salto em altura, salto triplo e pentatlo. Qualquer portador de deficiência pode participar.

Basquete
Aberto a homens e mulheres que usam cadeira de rodas. As partidas possuem 4 períodos de 10 minutos cada.

Bocha
Aberto para portadores de deficiência que usam cadeira de rodas, que competem em grupo, pares ou individualmente. O esporte consiste em arremessar bolas de couro em uma pista estreita e comprida, de maneira que cheguem o mais perto possível da bola branca. A bocha foi incluída nas paralimpíadas em 1984.

Ciclismo
Está dividido em duas modalidades: ciclismo de estrada, disputado em vias públicas, e de pista, cujas provas ocorrem no velódromo. O primeiro entrou no programa das paralimpíadas em 1988 e o segundo, em 1996. As regras permitem que sejam feitas adaptações nas bicicletas conforme o caso de deficiência. São aceitos atletas amputados, em cadeira de rodas e com paralisia cerebral e visão parcial. No caso desses últimos, seus guias (ou pilotos, como são conhecidos) também recebem uma medalha.

Esgrima
Disputada por atletas em cadeiras de roda. As cadeiras são pressas ao chão, o que dá estabilidade e liberdade de movimentos aos competidores. Um equipamento eletrônico registra os toques da arma. Nos confrontos individuais, ganha quem tocar 5 vezes primeiro no oponente. As competições de grupo se encerram quando um dos times faz 45 toques.

Futebol
Há 2 categorias: com 5 e 7 jogadores. O futebol com 5 jogadores, aberto a homens com deficiência visual, é disputado com uma bola especial, que possui um guizo em seu interior. O goleiro pode enxergar. O futebol com 7 jogadores destina-se a atletas homens com paralisia cerebral. Os tempos da partida têm 30 minutos cada, e o campo é menor do que o oficial.

Goalball
Exclusivo para deficientes visuais. Times de três jogadores tentam acertar uma bola no gol adversário, em um quadra de 9 x 18 metros com linhas sensíveis ao toque para orientação. A bola leva dentro um guizo, permitindo aos jogadores saber onde ela está. Os torcedores ficam em silêncio enquanto a bola está em jogo e só podem vibrar quando um gol é marcado. Todos os jogadores tem de usar uma máscara, para não haver favorecimento.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This