Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a Ferrari

24 de abril de 2019

1. A paixão de Enzo Ferrari (1898-1988) pelo automobilismo começou quando ele tinha 10 anos, ao visitar o autódromo de Bolonha, Itália. Aos 13, já sabia dirigir. Enzo entrou para o ramo como mecânico na Contruzioni Mecaniche Nationali, onde trabalhou até a Primeira Guerra Mundial. Aos 20 anos se transferiu para a Alfa Romeo, já como piloto de provas. Partia então para cumprir seu destino de maior construtor mundial de carros de corrida.

2. Em 1º de dezembro de 1929, Enzo abriu a Escuderia Ferrari, em Módena, Itália, onde modificava os carros da Alfa Romeo. Abandonou as pistas em 1933, para chefiar a fantástica equipe de pilotos da Alfa Romeo.

3. Em 1940, Ferrari fabricou seu primeiro protótipo. O carro não tinha nome. Por força do contrato com a Alfa Romeo, ele só poderia batizá-lo quatro anos após deixar a antiga equipe.

4. Bombardeada e destruída duas vezes durante a Segunda Guerra Mundial, a Ferrari foi de Módena para Maranello. Lá, teve que ser reconstruída algumas vezes ainda por causa da guerra. Enzo fez um acordo com o ditador Franco Mussolini: em troca de proteção, ele fabricaria peças para suas máquinas de guerra.

5. O “cavallino rampante”, símbolo da montadora, foi copiado do amuleto usado no avião do herói italiano da Primeira Guerra Mundial Francesco Barraca.

6. O primeiro carro da Ferrari, batizado de Tipo 125, foi lançado em 1947. Seu motor V12 é uma criação de Giaochino Columbo.

7. A Ferrari estreou seu primeiro carro de Fómula 1 no GP de Mônaco de 1950, o segundo da temporada. A primeira vitória só aconteceu no dia 14 de julho de 1951, no Grande Prêmio da Inglaterra, em Silvestone, com o argentino Froilán González. O primeiro título mundial veio no ano seguinte com Alberto Ascari.

8. No ano de 1969, 50% das ações da Ferrari foram vendidas para a Fiat.

9. Enzo Ferrari teve um único filho – Alfredino (ou “Dino”) -, nascido em 1932. O rapaz, que sofria de distrofia muscular, morreu aos 24 anos.

10. O nome oficial do circuito de Ímola, na Itália, é Enzo e Dino Ferrari.

Livro compila números, recordes, campeões e dados em geral da Fórmula 1.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This