1. A paixão de Enzo Ferrari (1898-1988) pelo automobilismo começou quando ele tinha 10 anos, ao visitar o autódromo de Bolonha, Itália. Aos 13, já sabia dirigir. Enzo entrou para o ramo como mecânico na Contruzioni Mecaniche Nationali, onde trabalhou até a Primeira Guerra Mundial. Aos 20 anos se transferiu para a Alfa Romeo, já como piloto de provas. Partia então para cumprir seu destino de maior construtor mundial de carros de corrida. ENZO FERRARI

2. Em 1º de dezembro de 1929, Enzo abriu a Escuderia Ferrari, em Módena, Itália, onde modificava os carros da Alfa Romeo. Abandonou as pistas em 1933, para chefiar a fantástica equipe de pilotos da Alfa Romeo.

3. Em 1940, Ferrari fabricou seu primeiro protótipo. O carro não tinha nome. Por força do contrato com a Alfa Romeo, ele só poderia batizá-lo quatro anos após deixar a antiga equipe.

4. Bombardeada e destruída duas vezes durante a Segunda Guerra Mundial, a Ferrari foi de Módena para Maranello. Lá, teve que ser reconstruída algumas vezes ainda por causa da guerra. Enzo fez um acordo com o ditador Franco Mussolini: em troca de proteção, ele fabricaria peças para suas máquinas de guerra.

5. O “cavallino rampante”, símbolo da montadora, foi copiado do amuleto usado no avião do herói italiano da Primeira Guerra Mundial Francesco Barraca.

6. O primeiro carro da Ferrari, batizado de Tipo 125, foi lançado em 1947. Seu motor V12 é uma criação de Giaochino Columbo.

7. A Ferrari estreou seu primeiro carro de Fómula 1 no GP de Mônaco de 1950, o segundo da temporada. A primeira vitória só aconteceu no dia 14 de julho de 1951, no Grande Prêmio da Inglaterra, em Silvestone, com o argentino Froilán González. O primeiro título mundial veio no ano seguinte com Alberto Ascari.

8. No ano de 1969, 50% das ações da Ferrari foram vendidas para a Fiat.

9. Enzo Ferrari teve um único filho – Alfredino (ou “Dino”) -, nascido em 1932. O rapaz, que sofria de distrofia muscular, morreu aos 24 anos.

10. O nome oficial do circuito de Ímola, na Itália, é Enzo e Dino Ferrari.

Livro compila números, recordes, campeões e dados em geral da Fórmula 1.