PEPSI SIGNIFICADO

O americano Caleb Davis Bradham comprou uma farmácia na cidade de New Bern, na Carolina do Norte. Começou a preparar refrigerantes, usando seus conhecimentos como farmacêutico na combinação de sabores.

Em 1898, ele criou um xarope que ajudava no tratamento de úlceras e gastrites. Também ajudava no combate à dispepsia (a chamada indigestão). Era, segundo ele, um calmante para o estômago. Os clientes gostaram tanto que passaram a comprar a bebida mesmo sem ter problema algum. Os próprios clientes a batizaram de “Brad’s Drink”. Mas Bradham logo mudou o nome para Pepsi-Cola. Ele entrou com o pedido de registro da marca em 1902.

Em 1950, a Pepsi chegou ao Brasil, importada por uma loja do Rio Grande do Sul. Por isso, a primeira fábrica brasileira de Pepsi foi inaugurada em Porto Alegre em 1953, pelas mãos do imigrante português Heitor Pires.

Sobre o nome, o cola vem do extrato de noz de cola, um dos principais ingredientes do refrigerante, também presente na concorrente Coca-Cola. O Pepsi vem de pepsina, nome de uma enzima digestiva, cujo extrato também era usado na bebida. A palavra “pépsis”, em grego, significa digestão.