MICROSOFT

1. A maior empresa americana de software foi fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, ex-funcionários da Mits.

2. Seu primeiro software foi uma versão de basic para microcomputadores produzida quando Bill ainda estudava em Harvard.

3. Em 1981, a Microsoft apresentou o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System), criado para os PCs da IBM. O DOS acabou sustituído pelo Windows (também da Microsoft).

4. O primeiro Windows, lançado em 1985, permitia que o usuário pudesse mover o mouse, apontar e clicar nas tarefas. Trouxe como inovações o jogo Reversi, um calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, prompt de comando, Write, Control Panel, Paint e programas de comunicação.

5. Em 1986, a Microsoft abriu seu capital para a venda de ações. Nessa época, Bill Gates controlava 49,2% da empresa.

6. A Microsoft lançou o Windows 3.0, primeiro sistema gráfico da marca, em 1990. O sistema tinha 16 cores, e ainda era preciso ativar primeiro o MS-DOS para, em seguida, ativar o Windows.

7. Em 1990, a empresa se envolveu em uma batalha contra a Justiça americana. As investigações apuravam se a Microsoft obrigava fabricantes de computadores a adotar seus programas. Nada foi levantado.

8. A empresa também já foi chamada de monopolista. De fato, o sistema operacional Windows 95 exigia que o usuário utilizasse o Internet Explorer, programa de navegação na internet da própria Microsoft. A companhia não permitia que fabricantes de computadores fizessem alterações no Windows a fim de incluir programas de outras empresas ou excluir programas da Microsoft dos equipamentos.

9. A Microsoft obteve rendimentos de 2 bilhões de dólares em 2002. Se esse valor fosse dividido entre todas as pessoas do planeta, cada uma delas receberia 5 dólares. Só nesse ano, a empresa gastou 4 bilhões de dólares em pesquisas na área de tecnologia.

10. A empresa emprega 50 mil funcionários, distribuídos em 78 países.