FLUMINENSE F C BANDEIRA1902
O clube foi fundado no dia 21 de julho, por Oscar Cox, que ao concluir seus estudos no Colégio de La Ville, em Lausanne, Suíça, aprendeu a gostar de futebol. A reunião foi na Rua Marquês de Abrantes, 51, casarão que pertencia a Horácio da Costa Santos, artilheiro do primeiro Campeonato Carioca, o de 1906, pelo próprio Tricolor, com 18 gols. Pensou-se no nome Rio Football, mas, como ele já havia sido usado por outra associação da época, decidiu-se por Fluminense ? do vocábulo latino flumen, que significa fluvial, relativo a rio.

1903
O Flu estréia em jogos interestaduais, no dia 6 de julho, no campo do Velódromo, em São Paulo, empatando com o Internacional (antigo clube da capital paulista) por 0 x 0.

1904
No dia 15 de julho, o escudo e o uniforme, que eram cinza-claro e branco, passam a ter as cores atuais: grená, branco e verde.

1905
O Fluminense lidera a criação da Liga Metropolitana de Foot-Ball, que, já no ano seguinte, realizaria o primeiro Campeonato Carioca.

1906
O Flu fatura o primeiro Campeonato Carioca da história.

1907
Por causa de um desentendimento com o Botafogo, o campeonato acaba empatado e sem campeão. Noventa anos depois, a Federação decide dividir o título. Para o Flu, campeão em 1906, 1908 e 1909, a decisão valeu um tetracampeonato retroativo.

1908
O Fluminense torna-se o primeiro campeão invicto da história do futebol carioca.

1909
Mais uma vez campeão. Na partida-chave do campeonato (vitória por 2 x 1 sobre o Botafogo), o adversário colocou em campo o zagueiro Dinorah de Assis, que havia sido ferido na nuca no rumoroso caso de adultério e morte em que seu irmão, Dilermando, acabou assassinando o escritor Euclydes da Cunha.

1910
O Fluminense promove a vinda ao Brasil do Corinthians, da Inglaterra, que acabaria inspirando a fundação do Corinthians Paulista.