A Disney dizia no início que todos os seus personagens eram filhos do “Papai Walt Disney”. Na verdade, Pato Donald tem uma irmã gêmea chamada Dumbela Pato (Della Thelma Duck, nos Estados Unidos). No curta-metragem “Os Sobrinhos do Donald”, de 1938, Donald lê um cartão de Dumbela pedindo que ele tome conta dos sobrinhos. Só a assinatura dela aparece. Na década de 1980, a Disney publicou a árvore genealógica de toda a população de Patópolis, desenhada por Carl Barks. Dumbella está lá, mas seu marido não aparece. No lugar do desenho do pai de Huguinho, Zezinho e Luizinho, foi publicada a figura de um passarinho. A Disney nunca revelou ao menos o nome do par de Dumbela.
SOBRINHOS DO PATO DONALD
Um ano antes, uma tirinha do Pato Donald contava uma história diferente: Dumbela era prima de Donald e deixou os trigêmeos sob os cuidados dele para visitar seu pai, que estava hospitalizado, vítima de um rojão colocado embaixo da cadeira.
HUGUINHP, ZEZINHO E LUIZINHO
Quando Don Rosa escreveu “A Saga do Tio Patinhas”, Dumbela é apresentada como irmã gêmea de Donald, usando uma roupa de marinheiro. Em 2014, Dumbela fez uma rara participação em uma história da edição holandesa em comemoração dos 80 anos de Pato Donald. Ela é uma astronauta, que deixa os filhos com o tio antes de participar de uma missão espacial.