Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 desastres de helicóptero

24 de abril de 2019

1. Em outubro de 1992, o helicóptero que transportava Ulysses Guimarães foi atingido por uma tempestade em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. Morreram no desastre o ex-senador Severo Gomes, sua esposa Ana Maria e a mulher de Ulysses, Dona Mora. O corpo de Severo nunca foi encontrado.

2. Em janeiro de 1998, minutos após ter decolado de Mombaça, perto da Ilha Grande (RJ), o veículo da Maricá Táxi Aéreo encostou a cauda no mar e caiu na água. Entre os quatro passageiros, a única vítima fatal foi Eduardo Tapajós, dono do Hotel Glória, no Rio de Janeiro, cujo corpo nunca foi encontrado.

3. Um helicóptero que levava a equipe do programa Globo Ecologia caiu em setembro de 1998, no Monte Roraima, fronteira com a Guiana. O ator Danton Mello e o repórter Fernando Parracho ficaram pendurados para fora pelo cinto de segurança. Um técnico de som morreu.

4. Em fevereiro de 1999, a presidente do Banco Rural, Júnia Rabello, faleceu na queda do veículo em que viajava com mais duas pessoas. O acidente aconteceu em um matagal no quilômetro 12,8 da rodovia MGT-32, entre Belo Horizonte e Sabará (MG).

5. Um helicóptero do grupo Pão de Açúcar que levava o empresário João Paulo Diniz, sua namorada, a modelo Fernanda Voguel, e dois pilotos caiu no mar em Maresias, litoral do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu em julho de 2001 devido a uma tempestade. O empresário e o co-piloto, Luíz Roberto de Araújo Cintra, conseguiram nadar até a praia. Já Fernanda e o piloto Ronaldo Ribeiro morreram na queda.

6. Rolim Adolfo Amaro, presidente da TAM, morreu depois de um acidente enquanto viajava de helicóptero com a funcionária da empresa Patrícia dos Santos Silva. A queda aconteceu em Fortuna Guassu, zona rural de Juan Pedro Caballero, no Paraguai, em 2001.

7. No dia 27 de junho de 2008, o Ministro e Vice-ministro do Interior da Guatemala morreram em um acidente de helicóptero no norte do país. 

8. Na Bolívia, um helicóptero utilizado horas antes pelo presidente Evo Morales caiu, matando 4 militares venezuelanos e um boliviano. O acidente aconteceu no dia 21 de julho de 2008, durante uma viagem de Cochabamba à cidade de Cobija, horas após ter levado Morales do Departamento de Oruro para uma mina. 

9. Em 7 de junho de 2014, cinco dias antes do início da Copa do Mundo do Brasil, o ex-jogador e ídolo do Internacional e do Goiás, Fernandão (que comentaria o mundial no Sportv) foi uma das cinco vítimas da queda de um helicóptero às margens do rio Araguaia, em Goiás. Ele voltava da cidade de Aruanã para a capital Goiânia.

10. Em 8 de setembro de 2016, o austríaco Hannes Arch, um dos mais experientes pilotos do Red Bull Air Racing (campeonato de manobras com aeronaves), morreu após o seu helicóptero se chocar nos alpes austríacos. Ele estava transportando alpinistas que sobreviveram.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Helicóptero

Helicóptero

Ao longo da história, diversos projetos similares ao helicóptero foram concebidos. Até mesmo o renascentista Leonardo da Vinci fez um esboço que seguia os princípios do helicóptero moderno. No entanto, somente em 1936 foi...

Helicóptero

Helicóptero

  O gênio italiano Leonardo da Vinci desenhou, em 1480, uma máquina que levantava vôo horizontalmente. Ele inspirou o perito em aeronáutica Igor Sikorski, um americano de origem russa, que passou a estudar o assunto em 1908. Há controvérsias sobre os primeiros...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This