A ideia da criação do Dia Mundial da Gentileza surgiu numa conferência organizada pelo Movimento das Pequenas Gentilezas do Japão, em Tóquio, realizada em 1996 e que reuniu grupos de vários países.
A data foi instaurada oficialmente em 2000 e tem a intenção de propagar e inspirar pessoas a criar um mundo mais gentil.
No Brasil, o Dia Mundial da Gentileza é comemorado desde 2005, por meio de ações da Associação Brasileira da Qualidade de Vida.
O Profeta Gentileza
José Datrino, conhecido como “Profeta Gentileza”, já dizia que a gentileza gera gentileza”. O “Profeta Gentileza” era um pregador urbano que andava pela Zona Central Centro do Rio de Janeiro, Era reconhecido pela túnica branca e barba também branca.
Espalhava sua palavra pelas ruas, até que em 1980, passou a fazer murais em 56 palestras do Viaduto do Gasômetro, no Centro do Rio de Janeiro. Em 1,5 quilômetro de extensão, “Profeta Gentileza” fazia as suas inscrições peculiares sempre em verde e amarelo e expunha a sua crença.
Tornou-se celebridade e referência não só na cidade carioca, como em todo o mundo.
Seus murais foram tombados em 2000 pelos órgãos de proteção da prefeitura do Rio de Janeiro. Porém, contrariando o que o profeta pregava, seus murais foram vandalizados em 2016.
0 comentários