São Valentim, santo dos namoradosO Dia dos Namorados nos Estados Unidos e na Europa é comemorado no dia 14 de fevereiro, que é o Dia do mito de São Valentim. O padre Valentim, cuja existência nunca foi comprovada, teria lutado contra as ordens do imperador Cláudio II, na Roma Antiga, no final do V. Cláudio II proibia os casamentos durante períodos de guerra.

No Brasil, nunca se comemorou o Dia de São Valentim e durante muito tempo não havia um dia especial para os namorados. A ideia partiu do publicitário João Dória, pai do empresário e político João Dória Júnior. À época, Dória presidia a agência de publicidade Standard e sugeriu a criação de uma data para movimentar o comércio. Os comerciantes paulistanos apontaram que junho era um mês de vendas tradicionalmente baixas. Como 13 de junho é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, foi escolhida a véspera, dia 12, como o Dia dos Namorados.

 

São Paulo e Rio de Janeiro já comemoraram o Dia dos Namorados em datas diferentes

O primeiro Dia dos Namorados brasileiro foi comemorado em 1948. As lojas mais empolgadas com a novidade foram A Exposição Patriarca e Modas Clipper, vizinhas na esquina da Rua São Bento com a Praça do Patriarca, no centro da cidade.

O Globo - anúncio com Dia dos Namorados no dia 13/06

No Rio de Janeiro, porém, os primeiros Dias dos Namorados foram comemorados em data diferente, inclusive pela loja A Exposição, que adotou o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”. Foi em 13 de junho, no próprio dia de Santo Antônio, segundo mostram edições da época de O Globo. Até 1953, o jornal carioca publicou anúncios destacando o 13 de junho como o Dia dos Namorados, e não o 12. A primeira referência com a nova data aparece apenas no Dia dos Namorados de 1956.