AÇÚCAR UNIÃO

O italiano Domenico Puglisi Carbone resolveu mandar os filhos Nicola e Giuseppe para o Brasil. A missão dos dois era abrir uma representação comercial para vender o vinho que o pai produzia na Europa. O começo não foi fácil. Era preciso enfrentar a concorrência dos donos do mercado de vinhos no Brasil, na época controlado por portugueses e franceses. Nicola e Giuseppe criaram a Companhia Puglisi em 1988 e contaram com a sorte. A imigração italiana vinha crescendo, o que significava um aumento de consumidores já habituados ao vinho italiano.

AÇÚCAR UNIÃO 2 
Dessa época até 1990, os negócios dos irmãos progrediram tanto que eles acharam que era hora de começar a diversificar. Eles já operavam no mercado de açúcar e acompanhavam a concorrência quase suicida que as pequenas refinarias faziam entre si. A proposta dos dois foi criar uma empresa forte, com a união de várias pequenas refinarias.

Fundaram em 4 de outubro de 1910 a Companhia União dos Refinadores. A empresa, presidida por Nicola Puglisi Carbone, iniciou suas atividades com 150 operários numa área de 6.300 metros quadrados, na Alameda Barão do Rio Branco, em São Paulo.