Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história do Creme Dental: Close Up, Colgate e Kolynos

24 de abril de 2019

Close Up

A tradicional marca de pasta de dentes da Gessy Lever surgiu em 1967 nos Estados Unidos. Foi o primeiro produto de higiene bucal voltado para o público jovem. Destacava-se pela cor vermelha da pasta. No Brasil, chegou às prateleiras em 1971. Ganhou novas cores, como o azul, o verde e o amarelo.

Colgate

A industrialização do creme dental começou em 1890 nos Estados Unidos. Mas a Colgate, fundada em 1806 pelo imigrante William Colgate (1783-1857), iniciou seus negócios com a fabricação de sabonetes, cola e velas na cidade de Baltimore. Inicialmente, Colgate era sócio de Francis Smith. Mas a sociedade foi desfeita e, em 1813, seu irmão Bowles passou a ser o novo sócio. A empresa, então, ganhou o nome de William Colgate & Company. No ano de 1866, a empresa lançou no mercado o sabonete perfumado, além de produzir perfumes e essências. O sabonete Cashmere Bouquet surgiu em 1872. O creme dental Colgate começou, na verdade, como um pó vendido em latas. Depois, em 1876, se transformou em uma pasta cremosa e aromática, embalada em tubos flexíveis de estanho. A caixinha explicava que, “saindo em tiras”, o produto era mais econômico, pois ele não cairia da escova. As laterais da caixa traziam instruções de como ir dobrando o tubo para que a pasta saísse.

Em 1928, a Colgate se associou à Palmolive-Peet Company, que se dedicava à fabricação de sabonetes. Em 1947, a nova empresa lançou o Ajax, um novo produto na categoria de limpeza doméstica.

No ano de 1927, a Colgate passou a vender seu creme dental no Brasil, seguida anos depois pela Gessy e pela Kolynos. Em 1995, a empresa comprou a marca de pasta Kolynos na América do Sul.

Kolynos

A fórmula do creme dental Kolynos foi apresentada pela primeira vez em 1908 num encontro entre dentistas norte-americanos. Criado por Neal S. Jenkins, o produto passou a ser fabricado pela The Kolynos Company e chegou ao Brasil em 1917 por intermédio da Casa Círio, uma importadora do Rio de Janeiro. O creme dental começou a ser produzido no país em 1929. A Colgate-Palmolive adquiriu a marca em janeiro 1995. Com a compra, 56% do mercado brasileiro de creme dental estava na mão de uma só empresa. Por isso, a marca foi obrigada a mudar de nome, passando a se chamar Sorriso. O último lote de Kolynos foi fabricado em maio de 1997. O produto trazia na embalagem a frase “Kolynos vai sair de férias mas a gente vai continuar a cuidar do seu sorriso”.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Russos inventam uma pedra espiã

Russos inventam uma pedra espiã

Cadetes da Academia de Força Aérea russa desenvolveram nos últimos três anos um robô espião disfarçado de pedra. Um vídeo da rocha espiã camuflada, em funcionamento, foi exibido na semana passada. Ela tem o tamanho de um jabuti. A rocha deslizava em um terreno...

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Quem inventou o jogo de cartas Uno Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”?