Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Para quem Beethoven escreveu a música “Für Elise”?

5 de janeiro de 2021

Várias composições de Ludwig van Beethoven foram dedicadas às mulheres que passaram por sua vida, porém, por diferentes razões, o compositor e pianista alemão nunca se casou.

A bagatela (peça musical curta e alegre) para piano “Für Elise”, possui um grande mistério em torno de quem seria a tal moça a quem o compositor dedicou uma de suas obras-primas. Uma das teorias mais aceitas é que Elise foi a cantora austríaca Therese Malfatti (1792-1851).

Em abril ou maio de 1810, Beethoven escreveu a Therese a tal carta que teria sido o pedido de casamento, que foi rejeitado por ela. A carta terminava assim:

“Agora vá bem, respeitada Therese. Desejo a você todas as coisas boas e belas desta vida. Mantenha-me na memória – ninguém pode desejar a você uma vida mais brilhante e feliz do que eu – mesmo que você não se importe de forma alguma com seu devotado servo e amigo, Beethoven”.

“Für Elise” seria encontrada entre os papéis dela tempos depois.

Acredita-se que a composição se chamava originalmente “Für Therese”, mas uma tradução errada acabou mudando o nome.

O “Für” em alemão significa “Para”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Há quem diga que se trata de uma tradição inspirada na decoração das casas de ópera italianas, que eram principalmente vermelhas e douradas. Quando os teatros substituíram as óperas, a cor vermelha teria sido mantida. Mas a versão mais aceita é que o vermelho é a...

Shakespeare e Cervantes morreram no mesmo dia?

Shakespeare e Cervantes morreram no mesmo dia?

Em 1995, a Unesco começou a comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.  O 23 de abril foi escolhido por ser a data de morte de dois dos mais importantes escritores da literatura universal: o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This