Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Você já viu São Longuinho?

29 de junho de 2008

São Longuinho é um santo do devocionário popular brasileiro. Antes de procurar um objeto perdido, a pessoa pede ajuda a São Longuinho e promete dar três pulinhos, falando o nome do santo, quando achar o objeto. Nunca tinha visto a figura de São Longuinho até encontrar essa imagem à venda numa loja em Ouro Preto (MG).

Não há registros da origem desta crença. Já a versão mais aceita sobre quem foi São Longuinho é a de que ele teria sido um centurião romano chamado Cássio, que feriu Jesus com uma lança. O soldado se converteu, recebeu o nome de Longinus e tornou-se monge da Capadócia (atual Turquia), onde foi preso e decapitado.
A igreja de Nossa Senhora da Escada, em Guararema (SP), é a única que possui a imagem do santo no Brasil. A figura apareceu na antiga capela barroca de 1625 em 1960 não se sabe como. A partir de então, passou a ser venerada pelos moradores da região.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

10 curiosidades sobre a população mundial

10 curiosidades sobre a população mundial

1. Em 2015, a população mundial era estimada em aproximadamente 7,3 bilhões de pessoas. 2. O continente mais populoso é o asiático, com 60% da população do planeta – em 2013, eram 4,3 bilhões de...

O maior do mundo

O maior do mundo

Com 192 andares e 828 metros de altura, o Burj Dubai é o maior prédio do mundo.   Ele é 319 metros mais alto que o segundo colocado, o Taipei 101, de Taiwan, que tem 509 metros de altura.   Em comparação ao edifício...

1 Comentários

1 Comentário

  1. marcos lucio navarro

    Minha saudosa mamae sempre me f alava,Marcos se voçe perder algo pessa para o Sao lonquinho com bastante Fe e voçe achara o que perdeu,sempre peço e ele nunca me deixou na mao ,Obrigado meu querido Sao Lonquinho abraços de seu devoto Marcos tchau………

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This