Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que é o dejà vu?

24 de abril de 2019

A definição mais aceita por psicólogos e psiquiatras caracteriza o dejà vu como uma “inapropriada e subjetiva impressão de familiaridade com algo presente em relação a um passado impreciso”. Há uma dissonância cognitiva que caracteriza a questão: uma parte do cérebro tem justamente essa sensação de familiaridade com a cena, enquanto a parte responsável pela racionalidade tenta insistentemente lembrar que isso é impossível.

A origem do termo, que em português significa “já vi”, é do filósofo francês Émile Boirac em 1876. Ele se inspirou em expressões também francesas como dejà lu (“já li”), dejà entendu (“já escutei”) , dentre outras. Santo Agostinho, muito antes disso, classificou essa percepção com termos como “paramnésia”, “ilusão memorial”,  “percepção dupla”, dentre outros.

Os estudos apontam que ambos os sexos relatam casos iguais de dejà vu, mas que eles são mais frequentes entre os jovens e as pessoas com escolaridade mais alta. O que os pesquisadores já conseguiram concluir é que há uma relação entre essas ocorrências e o processo de “despersonalização”, quando a pessoa se sente estranha a si mesma.

Muitos outros filósofos criaram diversas teorias para o caso. Para os adeptos da reencarnação ele pode significar uma lembrança de algo ocorrido em outras vidas. Na cultura popular Dejà vu virou nome de filme estrelado por Denzel Washington.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Quem escolhe os nomes de operações policiais?

Quem escolhe os nomes de operações policiais?

  Os nomes das operações são escolhidos pelos delegados que as comandam. A inspiração pode vir da História, mitologia, línguas estrangeiras, Bíblia, literatura ou qualquer outra fonte. Apesar de despertar a curiosidade, o objetivo desses nomes é manter as...

Tipos de ameaças para o computador

Tipos de ameaças para o computador

  Cavalo-de-Tróia Em inglês, tem o nome de “trojan”. Para que a infecção aconteça, o usuário precisa instalá-la no computador. Por isso, a ameaça chega em e-mails disfarçados. Dialer É um programa instalado sem autorização. O modem do usuário é utilizado para...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This