Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Linha do tempo – Vestibular

24 de abril de 2019

 

1808
O ingresso no ensino superior é possível apenas para estudantes de alguns colégios, como o tradicional D. Pedro II.

1911
O ministro Rivadávia da Cunha Corrêa institui a obrigatoriedade do vestibular.

1915
Os exames de admissão começam a ser chamados de vestibular.

1946
O professor Walter Leser, da Escola Paulista de Medicina, introduz testes nas avaliações dos alunos.

1964
É criado o Cescem: vestibular da área de biológicas em São Paulo.

1967
Surge o Cescea, em São Paulo, vestibular para a área de humanas.

1968
O vestibular deixa de ter nota mínima e passa a ser classificatório.

1969
O Mapofei, exame para área de exatas com questões discursivas, é instituído.

1976
É fundada a Fuvest, que organiza os vestibulares da Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

1981
A Unesp passa a fazer exames separadamente.

1986
A Fuvest realiza um segundo vestibular para preencher as vagas que sobraram.

1989
A Fuvest começa a exigir a leitura obrigatória de uma série de livros.

1995
A Fuvest aumenta de 72 para 160 o número de testes da primeira fase. O Ministério da Educação cria o Provão, para avaliar a qualidade dos cursos.

1996
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelece que as instituições são livres para decidirem sobre o seu processo seletivo. Ou seja, as escolas escolhem se querem ter vestibular ou não.

1998
É criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para avaliar a qualidade dos cursos de nível médio. Algumas faculdades e universidades passam a usar a nota dessa prova como critéiro para admissão dos alunos em seus cursos.

2000
O Enem passa a valer pontos na Fuvest, Unicamp e Unesp.

2001
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), antiga Escola Paulista de Medicina, deixa a Fuvest e faz o vestibular próprio.

2002
A Fuvest muda a primeira fase para uma única prova de 100 questões.

2006
A  prova da 1ª fase da Fuvest passa a contar com 90 questões, um bloco de 9 perguntas interdisciplinares e um acréscimo de 3% na nota da prova para vestibulandos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. 170.474 vestibulandos batalham uma vaga na USP – o maior número de inscrições na história da FUVEST.

2009
O número de inscritos na FUVEST é o menor desde 1997: 138.242 candidatos. Entre os motivos apontados para a diminuição nas inscrições, estão a criação de novas universidades públicas e o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo na rede particular de ensino superior para alunos oriundos de escolas públicas. O curso mais concorrido foi o de publicidade e propaganda, com 40,6 candidatos por vaga.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Quem escolhe os nomes de operações policiais?

Quem escolhe os nomes de operações policiais?

  Os nomes das operações são escolhidos pelos delegados que as comandam. A inspiração pode vir da História, mitologia, línguas estrangeiras, Bíblia, literatura ou qualquer outra fonte. Apesar de despertar a curiosidade, o objetivo desses nomes é manter as...

Tipos de ameaças para o computador

Tipos de ameaças para o computador

  Cavalo-de-Tróia Em inglês, tem o nome de “trojan”. Para que a infecção aconteça, o usuário precisa instalá-la no computador. Por isso, a ameaça chega em e-mails disfarçados. Dialer É um programa instalado sem autorização. O modem do usuário é utilizado para...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This