Amigo
É o associado do site. Uma pessoa só pode participar da comunidade se convidada por um deles. Quando cadastrada, ela cria sua própria lista de conhecidos.

Comunidades
São grupos de discussão elaborados pelos membros do site. Os temas abordados nas comunidades vão de desenhos animados e bandas de rock a apreciadores de abacate, pessoas com trauma de infância e filhos de pais gordinhos.

Darlene
Apelido dos usuários que querem a todo custo se tornarem populares no site. Para isto, vale até adicionar desconhecidos na lista de amigos, só para que ela fique maior. Darlene era o nome da personagem interpretada por Deborah Secco na novela Celebridade (2003). A moça era capaz de fazer tudo pela fama.

Karma
O conceito foi emprestado do site Slashdot, que se autodefine uma central de notícias para nerds. Consiste em ferramentas de avaliação – no caso do Orkut, o número de amigos e a participação nas comunidades – que atestam a veracidade das informações mencionadas pelo membro. Diz-se que os mais confiáveis tem mais “karma”.

Moderador
Responsável pelo controle do que é publicado nas comunidades. Os administradores também são moderadores – controlam o Orkut inteiro. Eles têm o direito de remover material considerado ilegal, fraudulento, ameaçador, difamatório ou obsceno.

Testemunhais/Depoimentos
Declarações sobre o membro do Orkut feita pelos seus amigos. Ficam postados no perfil do associado.

Scrap
São os recados deixados para os usuários. A lista de scrap se chama “scrapbook”.