Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Balão

24 de abril de 2019

1. O balão utiliza o ar quente para voar – uma vez aquecido, o ar dentro do balão torna-se mais leve do que o ar presente na atmosfera.

2. Inicialmente, o balão é inflado com ar frio.

3. Somente quando ele está quase cheio é que um maçarico aquece o ar e coloca o balão na posição vertical.

4. Um superventilador é o responsável por “encher” o balão, que precisa ser colocado na posição horizontal.

5. Os cestos do balão são feitos de vime, material resistente, flexível e leve. Já a parte de cima do balão – conhecida como “envelope” – é feita de 2 tipos de tecido.

6. A parte de cima é de nylon, enquanto que a parte de baixo, próxima ao maçarico, é de um material conhecido como nomex, capaz de ficar até 15 segundos sem queimar.

7. Resistente às chamas, o nomex também é utilizado nas roupas dos pilotos de Fórmula 1

8. No Brasil, pilotos de balão são credenciados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC).

9. É preciso ter mais de 18 anos e completar pelo menos 16 horas de vôo com um instrutor.

10. Em média, um balão mede 30 metros de altura, pesa 670 quilos e tem capacidade para 5 mil metros cúbicos de ar. Um balão consegue carregar até 1 tonelada e transporta em média 10 pessoas.

Livro reúne histórias e curiosidades sobre as invenções
.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Tipos de ameaças para o computador

Tipos de ameaças para o computador

  Cavalo-de-Tróia Em inglês, tem o nome de “trojan”. Para que a infecção aconteça, o usuário precisa instalá-la no computador. Por isso, a ameaça chega em e-mails disfarçados. Dialer É um programa instalado sem autorização. O modem do usuário é utilizado para...

Xingamentos e palavrões

Xingamentos e palavrões

Por que xingar é tão bom? Depois de acertar o dedo com um martelo, o pesquisador Richard Stevens, da Universidade de Keele, na Inglaterra, tentou entender. O acadêmico realizou um teste interessante: juntou várias pessoas e fez com que elas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This