Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As reservas indígenas

24 de abril de 2019

 

Eles já foram donos de tudo. Hoje, as 559 áreas indígenas existentes no Brasil ocupam 9,89% da área total do país.

Na Amazônia, 90 mil índios vivem em 216 áreas oficialmente registradas e controladas pela Funai, somando 55,2 milhões de hectares. Cerca de 20 mil ianomamis ocupam duas grandes reservas na fronteira do Brasil com a Venezuela, demarcadas em 1993, depois que 16 deles foram mortos num conflito com garimpeiros. Na reserva que fica do lado brasileiro e que tem o tamanho de Portugal, vivem outros 10 mil ianomamis.
Os 2 mil caiapós, divididos em cinco aldeias e espalhados em cerca de 32.000 quilômetros quadrados, são considerados os índios mais ricos do país. As aldeias dos gorotirés, no sul da reserva, e dos kikretuns, no norte, têm no garimpo de ouro sua maior fonte de renda.

O Parque Nacional do Xingu é uma das maiores áreas indígenas da América Latina, com 26 mil quilômetros quadrados (quase o tamanho do Estado de Alagoas). Fica na fronteira do Mato Grosso com o Pará. Criado em 1961 para garantir melhores condições de vida e a posse da terra à população indígena local, o Parque Nacional do Xingu abriga hoje 4 mil índios de 15 grupos diferentes.

Pelo Código Civil, o índio não tem direito à propriedade da terra das reservas. Ele tem a posse e o direito de usar o que nela existir (água, flora, fauna e minérios).

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This