Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

5 Tragédias químicas que abalaram o mundo

24 de abril de 2019

1. Hiroshima e Nagasaki (1945)
Os Estados Unidos exigiam a rendição japonesa após o término da 2ª Guerra Mundial. Para acelerar o processo, foram lançadas as bombas Atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. Para saber mais sobre essas bombas, clique aqui.

2. Seveso (1976)
No dia 10 de julho de 1976, os tanques de armazenagem da indústria química ICMESA se romperam, provocando um dos maiores desastres químicos da história. A substância tóxica dioxina TCDD se espalhou por cidades italianas ao redor de Seveso, chegando às proximidades da metrópole de Milão. Apesar de o acidente ter provocado doenças de pele nos moradores da região, o vazamento da dioxina não provocou mortes de seres humanos. No entanto, 70 mil animais de criação tiveram de ser sacrificados, para evitar que a substância entrasse na cadeia alimentar.

3. Bhopal (1984)
Cerca de 40 mil toneladas do gás Metil Isocianato escaparam para os céus da cidade de Bhopal, na Índia. Na noite de 6 de dezembro, os 6 sistemas de segurança e a sirene que soaria em caso de acidente estavam desligados. Os registros oficiais contabilizaram 7500 mortos, porém não registraram as pessoas que perderam a visão ou adquiriram dificuldades respiratórias. Até o ano 2000, o número de mortos relacionados ao acidente chegou a 16 mil.

4. Chernobyl (1986)
O mais conhecido acidente nuclear da história aconteceu nos arredores da cidade de Kiev, na Ucrânia, na central nuclear de Chernobyl. Os técnicos da usina, no dia 26 de abril, desligaram os sistemas de segurança do reator número 4 durante uma sessão de testes, e o reator acabou se incendiando. Na mesma noite, as autoridades soviéticas já sabiam das dimensões da tragédia, mas se recusaram a dar o aviso para evacuar a cidade. Só em 1° de maio, após outros países da Europa anunciarem um preocupante aumento de radiatividade, é que Mikhail Gorbachev, então presidente da URSS, admitiu o desastre. Oficialmente, os mortos foram 31, entre bombeiros e técnicos da usina. Sete anos depois, o governo ucraniano reconheceu a morte de 7 mil a 10 mil pessoas. O incêndio do reator durou dez dias e houve duas explosões. Cerca de 500 mil pessoas foram retiradas de 170 cidades depois do acidente. Pripiat, a 3 quilômetros da usina, tinha 55 mil habitantes. Hoje, é uma cidade-fantasma. Os prejuízos da catástrofe são calculados em 400 bilhões de dólares, e 7 milhões de pessoas ainda vivem em regiões que sofreram radiação.

5. Fukushima (2011)
Um terremoto que atingiu a costa leste do Japão acabou causando um abalo em uma usina nuclear de Fukushima. Os reatores de número 1, 2, 3 e 4 explodiram, obrigando o governo a evacuar uma área de um raio de 20 km do local. Os reatores 5 e 6 só ficaram ilesos porque estavam desativados. As pessoas que viviam a um raio de 30 km foram colocadas em estado de exclusão (ficaram proibidas de sair de casa, abrir janelas ou usar aparelhos de ar condicionado). A usina fica a 240 km de Tóquio.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

12 febres adolescentes

12 febres adolescentes

1. The Beatles É provável que os Beatles tenham sido a maior febre adolescente de todos os tempos. A banda estourou nos anos 60, mas até hoje é considerada a mais influente do século XX. A popularidade dos garotos de Liverpool era...

10 superstições curiosas

10 superstições curiosas

Aranhas Aranhas, grilos e lagartixas representam boa sorte para a casa. Matar uma aranha pode levar à infelicidade no amor. Brinde  Se você estiver bebendo algo alcoólico, não brinde com quem estiver tomando uma bebida sem álcool, pois vocês podem ter seus desejos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This