Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre os pés

24 de abril de 2019

 

1. Os 52 ossos dos dois pés humanos representam 1/4 de todos os ossos do corpo. 

2. Cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos.

3. Uma pessoa dá, em média, 9 mil passos por dia. Isso significa que, ao final da vida, ela terá dado quatro voltas ao redor do mundo a pé.

4. O pé como medida de distância surgiu na Inglaterra. O rei Eduardo II estabeleceu seu próprio pé como medida na seguinte razão: 36 grãos de cevada são iguais a um pé. 

5. Os hormônios sexuais testosterona e estradiol são os principais responsáveis pelas transformações físicas e comportamentais nos jovens. São também responsáveis pelo chulé. Eles estimulam a produção de glândulas sudoríparas, que ocasionam a transpiração. Se a pessoa transpira em excesso, seja por causa de problemas de saúde ou emocionais, o chulé fica ainda pior.

6. Dentro do sapato, principalmente do tênis, os pés não “respiram”. Esse passa a ser um ambiente propício para o surgimento de bactérias e fungos. Eles causam maus cheiros, como o chulé, cujo nome científico é bromidrose.

7. Quando uma pessoa acorda com um monte de picadas nos pés, pode estar com um cheirinho ruim ali. Mosquitos e pernilongos picam essa parte do corpo quando são atraídos pelo chulé.

8. Para evitar o chulé, prefira usar meias de algodão; as feitas com fios sintéticos retêm o suor e criam um ambiente ideal para fungos e bactérias. Depois do banho, seque bem o vão entre os dedos. Troque de meia todos os dias. Não use tênis sem meia, pois piora o suor. Evite usar o mesmo sapato todos os dias, e coloque-o no sol uma vez por semana. Use talcos e sprays contra bactéria. E, quando o tempo estiver quente, prefira usar sandálias e chinelos.

9. O maior pé do mundo pertence ao norte-americano Matthew McGrory. Enquanto um homem de tamanho médio calça por volta de 40, ele calça 60! McGrory gasta 23 mil dólares por cada par de sapatos desse tamanho. O grandalhão mede 2,23 metros de altura.

10. A norte-americana Madeline Albrecht detém o recorde de maior cheiradora de pés! Como assim? Ela trabalha em um centro de pesquisa de produtos para os pés, e já teve de cheirar mais de 5.600 pés.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Tipos de ameaças para o computador

Tipos de ameaças para o computador

  Cavalo-de-Tróia Em inglês, tem o nome de “trojan”. Para que a infecção aconteça, o usuário precisa instalá-la no computador. Por isso, a ameaça chega em e-mails disfarçados. Dialer É um programa instalado sem autorização. O modem do usuário é utilizado para...

Xingamentos e palavrões

Xingamentos e palavrões

Por que xingar é tão bom? Depois de acertar o dedo com um martelo, o pesquisador Richard Stevens, da Universidade de Keele, na Inglaterra, tentou entender. O acadêmico realizou um teste interessante: juntou várias pessoas e fez com que elas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This