A música da vinheta do plantão de jornalismo da emissora foi composta em 1991 pelo maestro arranjador João Nabuco, então com 25 anos, formado em música para cinema e televisão na Faculdade de Berklee, em Boston, nos Estados Unidos. Ele tinha acabado de ser contratado como maestro-arranjador da Rede Globo, que promoveu um concurso interno para escolher a vinheta.

JOÃO NABUCO - CRIADOR DA VINHETA DO PLANTÃO DA GLOBO

Há uma controvérsia sobre a primeira vez que a música entrou no ar. Uma versão diz que aconteceu em 21 de maio de 1991, com a notícia de um atentado a bomba na Índia, que causou a morte do primeiro-ministro Rajiv Gandhi. Outra versão garante que ela anunciou uma tentativa de golpe de Estado na União Soviética em 9 de agosto de 1991. William Bonner apresentou dois plantões nos intervalos de “Indiana Jones e a Última Cruzada”, que estava sendo exibido na sessão Tela Quente.
PLANTÃO GLOBO

A vinheta do Plantão da Globo voltou a ser destaque na noite de 5 de junho de 2020, ao surpreender os telespectadores no intervalo da reprise da novela “Fina Estampa”. O governo brasileiro começou a divulgar de dados da pandemia de coronavírus depois das 22h. “Acabou matéria do Jornal Nacional“, declarou o presidente Jair Bolsonaro pouco antes. Mas o tiro saiu pela culatra. O Plantão da Globo foi um dos assuntos mais comentados daquela noite.

Músicas de outros programas da Globo

A abertura do programa Vídeo Show usou a música “Don’t Stop Till You Get Enough”, de Michael Jackson, com a The Maynard Fergunson Orchestra, banda formada pelo trompetista canadense Walter Fergunson.
VÍDEO SHOW
O programa Esporte Espetacular usa “Hyde Park”, faixa de “The London Theme”, de 1969, único disco da Carnaby Street Pop Orchestra and Choir. Ela é o tema de abertura e de encerramento desde a criação do programa, em 1973. Mas seu compositor, o maestro inglês Keith Mansfield, contou à reportagem da própria Globo, que só ficou sabendo disso em 2009, numa pesquisa na internet. Ele também é autor de “Light and Tuneful”, música oficial do Torneio de Tênis de Wimbledon, disputado na Inglaterra.

ESPORTE ESPETACULAR

As vinhetas de Super Cine e Sessão da Tarde levam a assinatura do maestro carioca Roger Henri Barroso Huthmacher, ou apenas Roger Henri, arranjador e produtor musical da Rede Globo nas décadas de 1980 e 1990. Ele tem em seu currículo um total de 2.200 músicas para vinhetas, aberturas e trilhas incidentais de programas, novelas e minisséries.

SESSÃO DA TARDE

O Globo Repórter já usou a música “Freedom of Expression”, do cantor e produtor americano Jim Bowen Pickers, que fez parte da trilha do filme “Corrida Contra o Destino” (1971). Foi tocada pelo conjunto The J.B. Pickers, formada por músicos de estúdio reunidos apenas para gravar duas músicas para esse filme. A versão dos anos 1980 e 1990 foi produzida pelo maestro Roger Henri.
GLOBO REPÓRTER

O cearense José Menezes de França, o Zé Menezes, foi maestro, arranjador e diretor musical da Rede Globo por duas décadas. É de sua autoria temas de abertura de Os Trapalhões, Chico City e Viva o Gordo. Zé Menezes faleceu em 2014, aos 92 anos.

OS TRAPALHÕES