10 curiosidades sobre o Pernalonga

23 de julho de 2020
  1. Pernalonga fez sua estreia numa história chamada “Porky’s Hare Hunt” (“A Caçada de Gaguinho ao Coelho”), lançada em 30 de abril de 1938. Pernalonga era todo branco naquela época, e se chamava Happy Rabbit  (Coelho Feliz). O personagem foi criado por Tex Avery, diretor de desenhos animados do estúdio Warner Bros, e foi desenhado por Robert McKimson.

  2. O nome do personagem em inglês, Bugs Bunny, foi criado por Charlie Thorson, inspirado em anotações feitas por Ben Hardaway, que dirigiu diversas animações do estúdio Warner Bros.
  3. A primeira vez que ele disse o famoso bordão “What’s Up, Doc?” (traduzido como “O que é que há, velhinho?) foi no filme Wild Hare (Caçada Maluca), dirigido por Tex Avery e lançado em 27 de julho de 1940. O longa é considerado a primeira aparição oficial do personagem em um desenho animado com o nome Bugs Bunny. Foi a primeira vez que Pernalonga e Hortelino se encontram.  Acabou sendo indicado ao Oscar. Hiawatha’s Rabbit Hunt (A Caçada de Hiawatha ao Coelho), de 1942, e Knightly-Knight Bugs (Pernalonga Cavaleiro), de 1958, ambos protagonizados pelo coelho, também receberam indicações ao prêmio. Este último levou a estatueta.

  4. Quem fazia a voz do coelho nos Estados Unidos era o ator Mel Blanc, que deu a ele um misto de sotaque dos nova-iorquinos que vivem nos bairros do Brooklyn e do Bronx. O dublador também fazia a voz de personagens como Patolino, Frajola, Gaguinho, Ligeirinho, Capitão Caverna, Piu-Piu, entre outros. Seu apelido era “O homem de mil vozes”. Ele faleceu em 10 de julho de 1989.
  5. Ironicamente, Mel Blanc era alérgico a… cenouras!
  6. No Brasil, Pernalonga teve diversos dubladores, incluindo Ary Toledo e Mário Monjardim.
  7. O desenho “What’s Opera, Doc?” (O Que é Ópera, Velhinho?) mostra Pernalonga em uma sátira da ópera “O Anel dos Nibelungos”, do compositor alemão Richard Wagner.
  8. O coelho dividiu a tela com o astro do basquete Michael Jordan no filme Space Jam (1996). Também contracenou com Brendan Fraser e Steve Martin em Looney Tunes — De Volta à Ação (2003).
  9. Em 1997, o personagem ganhou um selo postal com sua imagem nos Estados Unidos.
  10. Foi eleito em 2002 pela revista norte-americana “TV Guide” o melhor personagem de desenhos animados de todos os tempos.

Leia também: O Pernalonga é um coelho ou uma lebre?

Últimas Curiosidades

Artigos Relacionados

1 Comentários

1 Comentário

  1. Lucas Mendes de Oliveira

    Puxa, não sabia que o Ary Toledo dublou o Pernalonga.
    Pernalonga e Picapau são insuperáveis!
    Aproveitando o gancho, daria pra fazer com o Picapau matéria semelhante?
    Abraços,
    Lucas

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *