Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Festa do Peão de Boiadeiro

24 de abril de 2019

1. A maior e mais antiga festa de peão de boiadeiro acontece em Barretos (SP). Em 1913, o primeiro frigorífico se instalou na cidade, atraindo para o abate de boiadas de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A grande quantidade de peões reunida na região, sem nenhum tipo de lazer, originou desafios como os rodeios, que se tornaram parte da rotina de Barretos.

2. No ano de 1954, um grupo de 20 rapazes da cidade criou o clube “Os Independentes”, que organizava festividades homenageando as raízes populares, artísticas e culturais da região. Elas tinham o propósito de gerar recursos para obras de caridade. No ano seguinte, nos dias 25 e 26 de agosto, eles realizaram a primeira Festa do Peão de Boiadeiro. O evento, a princípio, acontecia em uma lona de circo.

3. A montaria em bois só foi incorporada ao calendário de competições em 1983. Antes, só havia a montaria em cavalos. Em 1995, foram oficializadas as provas do rodeio completo: três tambores, laço de bezerro, laço em dupla e bulldog.

4. O primeiro concurso para eleição da Rainha do Rodeio ocorreu em 1970.

5. Na década de 1980, foi construído o Estádio Uebe Rezek, cujo projeto tem a assinatura de Oscar Niemeyer, dentro de um parque com 2,6 quilômetros quadrados (o equivalente a 323 Maracanãs). Só a arena, em formato de ferradura, tem capacidade para abrigar 35 mil pessoas sentadas. É o maior estádio de rodeio do mundo.

6. Com o passar dos anos, a festa tornou-se a segunda maior do gênero, só perdendo para a de Las Vegas (Estados Unidos). Trata-se também da única competição do circuito mundial de rodeio de touros realizada fora de um país de língua inglesa.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This