Toda vez que o boxeador brasileiro Adílson “Maguila” Rodrigues subia ao ringue vinha alguém me dizer que tinha me visto pela TV na primeira fila de cadeiras. Nunca fui a uma luta de Maguila. Daí comecei a pensar que pode haver no mundo alguém idêntico a você, mesmo se você não tiver um irmão gêmeo. Pois o  fotógrafo canadense François Brunelle, fascinado por essa hipótese, rodou o mundo para provar que é possível, sim, encontrar sósias de rostos humanos. Em seu novo ensaio, divulgado no fim do ano passado, ele mostra pessoas muito parecidas que não têm nenhuma relação de parentesco.

FOTÓGRAFO E O PROJETO DE ENCONTRAR PESSOAS PARECIDAS

O projeto teve início em 2008. Só foram colocadas na versão final aquelas pessoas que são tão parecidas que até amigos íntimos tiveram dificuldade em distingui-las. François pesquisou os rostos em bancos de dados na internet, e o primeiro encontro entre os sósias foi no estúdio fotográfico, no dia da sessão de fotos. Todas as fotos são em preto e branco, para não desviar a atenção do observador dos traços dos rostos humanos.

FOTÓGRAFO E O PROJETO DE ENCONTRAR PESSOAS PARECIDAS 2

FOTÓGRAFO E O PROJETO DE ENCONTRAR PESSOAS PARECIDAS 3

FOTÓGRAFO E O PROJETO DE ENCONTRAR PESSOAS PARECIDAS 4

FOTÓGRAFO E O PROJETO DE ENCONTRAR PESSOAS PARECIDAS 5

FOTÓGRAFO E O PROJETO DE ENCONTRAR PESSOAS PARECIDAS 6

Seu projeto ainda não acabou: quando ele conseguir chegar às 200 duplas idênticas, Brunelle pretende publicar um livro com o material.
O Blog do Curioso gostou tanto do trabalho do fotógrafo que foi atrás de pessoas famosas que se parecem tanto que podiam ser irmãs gêmeas. Essa brincadeira de “Separados no nascimento” é muito comum em revistas e sites.  Esta é a nossa modesta contribuição:
1. A cantora e atriz Zooey Deschanel e a cantora Katy Perry:
Zooey Deschanel
  Katy Perry
2. As atrizes Keira Knightly e Natalie Portman:

Keira Knightly  Natalie Portman:

3. Os atores Bradley Cooper e Ralph Fiennes:

Bradley Cooper  Ralph Fiennes

4. Os atores Jeffrey Dean Morgan e Javier Bardem:

  Javier Bardem

5. A garotinha Maísa e a cantora Susan Boyle:

MAISA GAROTINHASusan Boyle

Para terminar, o próprio François Brunelle tem seu sósia não-biológico. Seus amigos costumam dizer que ele se parece com Rowan Atkinson, o ator que interpreta o personagem Mr. Bean:

François Brunelle, E mR. bEAN