Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre J.K. Rowling

24 de abril de 2019
  1. J.K. é a abreviação para Joanne Kathleen. Ela adotou o segundo nome quando o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado, em 1997. Trata-se de uma homenagem à sua avó.
  2. Quando criança, seu apelido era Jo. Ela nasceu em 1965, em Yate (Inglaterrra) e é a filha mais velha da família. Sua irmã Dianne é 2 anos mais nova.
  3. A autora conheceu seu ex-marido, o jornalista português Jorge Arantes, quando dava aulas de inglês na cidade do Porto (Portugal) em 1992. Eles se casaram e o homem que fugiu logo que soube que ela estava grávida. J.K. perdeu o primeiro filho. Seu casamento durou até setembro e, em outubro do mesmo ano, J.K. foi morar em Edimburgo (Escócia). Divorciada, J.K. acabou tendo de viver graças a uma pensão semanal de valor equivalente a 300 reais, paga pelo governo escocês.
  4. Desempregada e em péssima situação financeira, sobrevivia com seguro-desemprego. Quando a filha Jessica Isabel Rowling Arantes nasceu, em 27 de julho de 1993, sua casa não tinha sistema de aquecimento, então ela punha o bebê num carrinho e ia para um café próximo. Foi nessa época que começou a escrever uma história infantil sobre o bruxinho Harry Potter. Seu casamento durou até setembro e, em outubro do mesmo ano, J.K. foi morar em Edimburgo (Escócia).
  5. Inúmeras editoras recusaram seus originais, por serem grandes demais para crianças. Quando a Bloomsbury aceitou, pagou um pequeno adiantamento dos direitos autorais. Niguel Newton, diretor da editora, diz que Rowling teve sorte, pois eles sequer editam livros infantis. Mas como o original estava no alto da pilha, ele leu, adorou e resolveu publicar.
  6. Rowling esteve presente em toda a elaboração do roteiro do primeiro filme, ao lado do diretor Chris Columbus. Determinou qual seria a textura das cortinas, a cor do sangue do dragão e até desenhou um mapa do castelo de Hogwarts. No entanto, raramente aparecia no set de filmagem.
  7. Quando tinha 8 anos, J. K. Rowling brincava com Ian e Vikki Potter, seus vizinhos. Eles gostavam de se vestir de bruxos e fazer feitiços de mentirinha. Não é à toa que acabaram dando o sobrenome a Harry. O personagem Rony foi baseado em Sean, um amigo da escritora que tinha um Ford Anglia, carro de destaque no segundo livro da série. Já Hermione é uma espécie de alter-ego da autora, embora ela não fosse boa aluna.
  8. A primeira leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria foi um fiasco. Apareceu tão pouca gente que os funcionários tiveram pena de Rowling e ficaram escutando a história também. J.K. tremia tanto que acabava se perdendo no texto.
  9. Embora J.K. tenha inventado a maioria dos nomes do universo de Harry Potter, pesquisou alguns no passado: quando tinha 9 anos, sua família se mudou para uma casa perto de um cemitério, que acabou sendo fonte de vários nomes. Dumbledore era o termo usado no inglês antigo para a mamangava, uma planta da família das leguminosas. Snape, como o professor de poções é conhecido, é o nome de um lugar na Inglaterra.
  10. Antes de se tornar uma celebridade, J.K. já tinha trabalhado como professora-assistente, pesquisadora da organização de direitos humanos da Anistia Internacional e até secretária bilíngüe. Ela estudou francês e línguas clássicas na Universidade de Exeter, na Inglaterra. O latim que aprendeu lá foi extremamente útil para criar as palavras mágicas e feitiços dos livros.
  11. A fênix é o animal predileto entre as criaturas fantásticas que habitam seus livros. A autora diz que as prefere porque são muito bonitas.
  12. Os pais de J.K., Peter John Rowling e Anne Volant, conheceram-se na King’s Cross Station, a estação na qual Harry Potter tem de achar a plataforma 9 e 3/4.
  13. Em 2004, ela entrou pela primeira vez na lista das pessoas mais ricas do mundo, publicada pela revista norte-americana Forbes.
  14. Rowling se casou pela segunda vez em 2001, com o médico Neil Murray. O casal teve um filho, David Gordon, em 2003. Em 23 de janeiro de 2005, nasceu o segundo integrante da família e terceiro filho da escritora: a menina Mackenzie Jean Rowling Murray. Ela veio ao mundo um mês depois do anúncio de que Rowling tinha concluído Harry Potter e o Enigma do Príncipe, sexto livro do jovem bruxo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

As famosas placas azuis londrinas identificam locais em que personalidades viveram em Londres. Há algumas regras estabelecidas pela comissão que cuida disso. Os homenageados devem ter nascido há mais de 100 anos e precisam ter morrido há pelo menos 20 anos. O primeiro...

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This