Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o cinema brasileiro

24 de abril de 2019
  1. A paternidade do cinema brasileiro é atribuída a Afonso Segreto, que filmou a Baía de Guanabara em 19 de junho de 1898. Por terem sido as primeiras cenas em movimento em terras brasileiras, a data se transformou no aniversário do cinema brasileiro.
  2. Mas o primeiro a fazer cinema de verdade no Brasil foi o mineiro Humberto Mauro: “Brasa dormida”, “Thesouro perdido” e “Ganga bruta” foram alguns de seus filmes.
  3. Eliana Macedo foi a primeira estrela do cinema brasileiro. Fazia quase sempre a mocinha ingênua, namorada dos galãs. Fez 26 filmes em 27 anos. O primeiro foi “O mundo se diverte”, de 1949. Encerrou sua carreira com ‘Um morto ao telefone”, do início dos anos 60. Em 1979, participou da novela “Feijão maravilha”.
  4. O Cine Regência, em São Paulo, apresentou uma grande novidade em 10 de setembro de 1954: o primeiro sistema de projeção em Cinemascope no Brasil.
  5. A atriz cearense Florinda Bulcão foi para a Itália em 1968, descoberta para o cinema por Luchino Visconti. Passou, então, a se chamar Florinda Bolkan.
  6. Flávio Migliaccio tem o recorde de maior número de papéis num único filme brasileiro. Foi em “Como vai, vai bem”, de 1969. Ele fez 8 personagens.
  7. O Cine Rio Branco, em Nazaré das Farinhas (BA), foi inaugurado em 1929. É o mais antigo cinema do Brasil ainda em atividade. Em 1998, estava ameaçado de demolição, mas foi comprado por 80 mil reais pelo jogador de futebol Vampeta, que restaurou o prédio.
  8. Vamos com calma”, de Carlos Manga, tem um recorde curioso: apesar do nome, ele fez o roteiro, dirigiu e montou o filme em 20 dias. Tudo isso porque a produtora Atlântida estava sem um filme carnavalesco naquele ano de 1956.
  9. O diretor Bruno Barreto é casado com a atriz americana Amy Irving, ex-mulher de Steven Spielberg. No divórcio, ela recebeu 112 milhões de dólares devido a um acordo pré-nupcial.
  10. O filme “Os Cafajestes”, realizado por Ruy Guerra em 1962, provocou escândalo ao exibir, durante 4 minutos, Norma Bengell no primeiro nu frontal de que se tem notícia na cinematografia brasileira.

 

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

A primeira Bebê Johnson da história foi a paulistana Magda Solange Ferreira, em 1957, uma menina loira de olhos castanhos. No caso de Magda, um fotógrafo contratado pela Johnson & Johnson a descobriu na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e ela...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica