PÊNIS E AS SUAS CURIOSIDADES

Quando está mole, o tamanho médio de um pênis varia de 5 a 10 centímetros, com 2 centímetros de diâmetro. Agora o que você está louquinho para saber: durante a ereção, a média calculada do pênis do homem brasileiro está entre 12 e 13 centímetros. É do tamanho de uma caneta bic sem tampinha. O diâmetro médio é de 3 centímetros. O tamanho médio mundial do pênis ereto é de 13,7 centímetros. No frio, o pênis se retrai naturalmente por causa de um músculo chamado Dartos, localizado logo abaixo da camada de pele do escroto. Ele tem a função de manter os testículos aquecidos, fundamental para a produção dos espermatozóides. A retração ocorre com o intuito de diminuir a superfície de pele em contato com o frio. Nos idosos, o Dartos é enfraquecido e faz com que os testículos desçam alguns milímetros.

Existem mais variações do pênis em estado flácido do que em estado ereto. Não há relação exata entre o tamanho do pênis fora da ereção e a medida que ele alcança quando o homem fica excitado.

O tamanho do pênis é determinado geneticamente, assim como a cor dos olhos, a cor da pele e a estatura. Ele cresce até por volta dos 18 anos. Depende do crescimento geral do menino, costuma ser a última parte do corpo a atingir o comprimento final. Primeiro ele cresce, depois engrossa.

O pênis em estado de ereção pesa cerca de 150 gramas, o dobro do peso médio de um pênis em repouso.

A atividade sexual é importante para manter a saúde do pênis do homem. As ereções enchem o pênis de sangue rico em oxigênio, que é importante para a sobrevivência do suave tecido muscular das artérias. Uma carência do oxigênio pode causar um acúmulo de colágeno, atrapalhando a ereção.

Leia também: 
Qual é o tempo de duração de um orgasmo e outras curiosidades
O que são zonas erógenas?

Conheça “O Guia dos Curiosos – Sexo”