CÉREBRO

1. O cérebro é responsável pelo raciocínio, e controla a maioria das reações das pessoas. Por meio dos nervos, os órgãos dos sentidos enviam ao cérebro mensagens de todas as partes do corpo. É o cérebro que, então, manda sinais para os músculos e as glândulas.

2. Quando espetamos o dedo em um agulha, a dor é resultado do sinal que os receptores da pele enviam ao cérebro. Essas mensagens correm a 385 km/h.

3. O próprio cérebro não contém receptores de dor. Portanto, dores de cabeça são resultantes de alterações de pressão no tecido nervoso ou nas veias sanguíneas que circundam o cérebro. Por causa disso, é possível realizar cirurgia cerebral com o paciente acordado – como ele não sente dor, é capaz de relatar mudanças de sensações e protagonizar testes cognitivos durante a manipulação.

4. O cérebro de um adulto pesa, em média, 1,3 quilo, o que corresponde a 2% do peso do corpo. É a metade do peso de toda a pele de um homem. Entretanto, ele exige 25% de todo oxigênio que usamos.

5. Uma criança normal tem um QI 100. As que têm QI superior a 130 são consideradas gênias. Somente 1 em cada 200 crianças tem QI superior a 130 ou inferior a 70. O QI de metade das crianças está entre 90 e 110.

6. O cérebro humano tem capacidade de arquivar tudo o que a pessoa já viveu, leu, ouviu e viu. O problema é que nem todo esse conteúdo fica acessível à memória.

7. O cérebro é composto por 75% de água.

8. No Reino Animal, o ser humano é quem tem o maior cérebro em relação ao tamanho do corpo. Apesar de o cérebro do elefante ser maior que o do ser humano, ele corresponde a apenas 0,15% do corpo do animal. O do homem corresponde a 2% do peso do corpo.

9. Há cerca de 100 bilhões de neurônios no cérebro humano. Cada neurônio possui de 1.000 a 10.000 sinapses. As sinapses são estruturas responsáveis pela transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para outro.

10. Cerca de 160 mil quilômetros de veias irrigam o cérebro. Se fossem enfileiradas, chegariam à metade do caminho entre a Terra e a Lua.