FILME METRÓPOLISMetrópolis (1927)
O mundo se divide entre as castas dos operários e dos pensadores. Uma operária organiza um grupo rebelde para se livrar da opressão, mas acaba sendo seqüestrada e substituída por uma cópia-robô.

2001: Uma Odisséia no Espaço (1978)
Um computador controla uma nave espacial que parte rumo ao espaço em busca de explicações sobre dois monolitos que se aproximam da Terra. Ele se chama HAL, uma abreviação do termo Heuristic Algorithmic Computer. Ironicamente, o complemento das letras que o compõem formam IBM, sigla que batiza a grande fabricante de computadores. Segundo o co-roteirista Arthur C. Clarke, a escolha não foi intencional.

Westworld, Onde Ninguém Tem Alma (1973)
Um robói caubói de um parque de diversões começa a perseguir os freqüentadores do local depois de uma falha no sistema de computadores.

Guerra nas Estrelas (1977)
A série de filmes criada por George Lucas não fala sobre robôs, mas os autômatos C-3PO e R2-D2 são personagens-chave no desenrolar da história.

Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982)
Um caçador de andróides recebe a missão de destruir cinco robôs que seqüestraram uma nave espacial e estão atrás de seu criador.

Exterminador do Futuro (1984)
O ator Arnold Swarzenegger faz um robô assassino que vem do futuro para matar Susan Connor. Ela será mãe do futuro líder da rebelião humana, que combate o domínio das máquinas. O filme teve duas seqüências.

Inteligência Artificial (2001)
Um casal, cujo filho está em coma, ?adota? um menino-robô. Quando o menino verdadeiro fica bom, a mãe abandona o filho autômato, que tenta desesperadamente virar humano.

Eu, robô (2004)
Em 2035, o detetive Del Spooner recebe a missão de investigar o assassinato de um cientista da empresa U.S. Robotics. Ele descobre que o principal suspeito é um robô, que desenvolve inteligência. Isto o leva a suspeitar que há uma conspiração das máquinas para dominar os homens.