1. Em 1943, o ator Humphrey Bogart estava tão certo de que receberia a estatueta pela atuação em “Casablanca” que, quando anunciaram o ator Paul Lukas, por “Horas de Tormenta”, Bogart se levantou com um sorriso no rosto. Para não ficar sem graça, o ator permaneceu de pé para aplaudir o colega.
  2. Em 1937, a atriz Alice Brandy venceu na categoria de atriz coadjuvante, mas não pôde ir à cerimônia, nem enviou um representante. Quando anunciaram seu nome, um desconhecido subiu ao palco e recebeu o prêmio. O detalhe é que ninguém conhecia o sujeito, e a estatueta nunca mais foi vista. A Academia só foi perceber o roubo 10 dias depois, e Alice recebeu um novo Oscar.
  3. Na cerimônia de 1964, a atriz Rita Hayworth estava tão nervosa que, ao anunciar o prêmio de Melhor Diretor, errou o nome de Tony Richardson (“As aventuras de Tom Jones”). Para azar de Rita, ainda perderam o envelope especial com letras grandes para que ela pudesse disfarçar a miopia.
  4. Geraldine Page, Melhor Atriz em 1986 (“Regresso pra Bountiful”), demorou alguns bons segundos para se levantar da poltrona e se dirigir ao palco. Mas não foi por causa da emoção. Ela não conseguia encontrar seus sapatos embaixo da poltrona.
  5. Desde 1989, a Academia parou de usar o termo “E o vencedor é…”, para não separar vencedores de perdedores. Desde então, é dita a frase “E o Oscar vai para…”. Mas duas celebridades já esqueceram deste detalhe durante a apresentação – Bruce Willis e Cher.
  6. A cerimônia do Oscar de 1934 foi marcada por duas piadas de muito mau gosto, feitas pelo mestre de cerimônia, o comediante Will Rogers. Primeiro, ao anunciar o prêmio de melhor atriz, o apresentador chamou ao palco duas atrizes, Diana Wynyard e May Robinson, mas nenhuma delas teve coragem de levantar. Ainda bem, pois logo em seguida, Will se corrigiu dizendo que a vencedora era na verdade Katherine Hepburn. Mas o pior aconteceu no prêmio de melhor diretor. Will viu o cartão e disse apenas “Venha buscá-lo, Frank”. Imediatamente, Frank Capra, indicado por “Dama Por Um Dia”, se levantou e foi buscar a estatueta. Quando estava quase chegando ao palco, Will disse que o vencedor era Frank Lloyd, por “Cavalgada”, e Capra teve que voltar à sua poltrona.
  7. Em 1952, quando o apresentador do Oscar ia anunciar o prêmio de melhor atriz, Shelley Winter levantou-se, já se preparando para recebê-lo. Prevendo uma derrota, seu marido na época, Vittorio Gassman, puxou a esposa para que ela se sentasse. Resultado: os dois se espatifaram no chão, e o prêmio ainda foi para Vivien Leigh.
  8. O ator Charlton Heston caiu nas escadas do palco, quando ia receber o prêmio de melhor ator por “Ben-Hur”, em 1960.
  9. A atriz Jennifer Lawrence levou um tombo nas escadas ao subir no palco para receber o Oscar de Melhor Atriz por “O Lado Bom da Vida”, em 2013. Ela pareceu não se importar com o mico: foi ajudada pelos galãs Jean Dujardin, Bradley Cooper e Hugh Jackman. Mais tarde, na coletiva de imprensa, mostrou o dedo do meio a um jornalista que brincou com a gafe: “Cuidado com as escadas da festa”.
  10. Na cerimônia de 2017, a gafe aconteceu justamente na entrega do maior prêmio da noite: La La Land foi anunciado como vencedor na categoria Melhor Filme e, quando a equipe do filme já estava no palco e seu produtor, Josh Horowitz, em meio a um discurso, um dos organizadores da premiação os informou que o vencedor havia sido Moonlight. Coube ao próprio Horowitz anunciar que o elenco do filme de Barry Jenkins deveria subir ao palco para receber o prêmio. A confusão aconteceu pois deram o envelope errado a Warren Beatty, ator que anunciou o prêmio: ao invés de Melhor Filme, o papel indicava a vencedora de melhor atriz, que foi Emma Stone, por La La Land.
  11. Na 94ª cerimônia de entrega do Oscar, em 2022, um tapa entrou para a história. O comediante Chris Rock fez uma piada com a cabeça raspada da atriz Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith: “Jada, amo você. ‘G. I. Jane 2’, mal posso esperar para ver”, disse Chris Rock. No primeiro “G. I. Jane”, de 1997, Demi Moore ficou careca para viver a protagonista (no Brasil, o filme foi exibido com o nome de “Até o Limite da Honra”). Jada não gostou da piada. Pouco depois, Will subiu ao palco e deu um tapa no rosto de Chris. A reação de Chris foi dizer: “Will Smith acabou de me esmurrar”. Will ainda gritou duas vezes: “Mantenha o nome da minha mulher longe da porra de sua boca!”. Jada sofre de alopecia, que causa queda capilar. A cerimônia continuou e Will Smith recebeu pela primeira vez a estatueta de melhor ator, pelo filme “King Richard: Criando Campeãs”, sobre a vida do pai e da família das tenistas Venus e Serena Williams. Chorando muito, Will pediu desculpas em seu discurso de 2 minutos.