Pequeno dicionário ecológico

27 de julho de 2020

O que é ecologia?

O termo ecologia foi criado em 1866 pelo biólogo e zoólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919), um dos maiores discípulos de Charles Darwin. Deriva de duas palavras gregas: oikos, “casa”, “habitação”, e logia, “ciência”. Associado ao meio ambiente, refere-se a ele como a “casa dos seres vivos”. As pesquisas sobre o assunto, no entanto, remontam à Antiguidade. O grego Teofrasto, seguidor do filósofo Aristóteles, foi o primeiro a observar e descrever as relações dos organismos entre si e com o meio que os cerca. Por isso, é considerado o primeiro ecologista da História.

Buraco na Camada de Ozônio

O planeta é protegido por camadas de gases, que neutralizam efeitos nocivos dos raios ultravioleta do Sol sobre os seres vivos. Os raios ultravioleta pre- judicam o desenvolvimento celular da vida animal e vegetal, podem causar câncer na pele, destroem a produção agrícola e provocam alterações repentinas na agricultura. A camada de ozônio está sendo atacada pelo composto clorofluorocarbono, produzido por aerossóis, aparelhos de ar-condicionado e fabricação de plásticos. Em 1987, um acordo internacional regulamentou a produção dessa substância, em uma tentativa de amenizar os danos provo- cados ao meio ambiente.

Chuvas Ácidas

A chuva, ao se misturar com a poluição causada por fábricas e automóveis, precipita-se com alto teor de ácido sulfúrico e nítrico. Essas substâncias afetam a vida aquática, exterminando-a, prejudicam florestas, lavouras e a saúde humana. Também contaminam o solo. A chuva ácida ocorre principalmente em grandes centros industriais, como os Estados Unidos e os países asiáticos e europeus.

Desequilíbrio Ecológico

Presença desequilibrada de elementos físicos e de comunidades vivas que se inter-relacionam em um ecossistema. Um exemplo: a derrubada de uma floresta espanta os pássaros e roedores, que são caça das cobras. Na falta de alimentos, as cobras se aproximarão das comunidades humanas, atrás dos ratos. A extinção de algumas espécies leva à explosão populacional de outras, e suas consequências são desastrosas.

Desertificação

Esse fenômeno acontece quando o solo de uma região perde produtividade biológica e econômica. O uso de agrotóxicos, o desmatamento de florestas e o mau uso da terra são seus principais causadores. Um quarto do planeta está ameaçado pela desertificação, e pesquisas mostram que 135 milhões de pessoas no mundo já tiveram de deixar o local onde moravam por causa dela.

Desmatamento

Derrubada de florestas para a produção de combustíveis, de papel, construção de cidades ou instalação de grandes projetos agropecuários. Além   de causar a desertificação, a derrubada das florestas também provoca mudanças de clima de uma região, a morte de animais e a degradação do solo e dos rios. Afinal, as áreas verdes são responsáveis pela regulagem da temperatura e do regime de ventos e chuvas do planeta.

Devastação

Exploração predatória dos recursos naturais.

Ecossistema

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

Efeito Estufa

O nome desse fenômeno vem das casas de vidro próprias para o cultivo de plantas que gostam do calor. As estufas permitem que a luz entre e esquente o ar, mas impedem que o calor se dissipe. O mesmo ocorre com o planeta graças às camadas de gases que o envolvem. Por um lado isto é bom, já que sem a luz do Sol a temperatura da Terra não passaria de -23 ºC, e o efeito permite que a temperatura do planeta se mantenha em níveis adequados para a vida animal e vegetal. Mas, com o passar dos anos, a retenção de calor cresceu por causa do aumento da emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Como consequência, o clima da Terra vem mudando gradativamente. Por exemplo, na Europa e na Ásia, tem chovido mais e  estão  ocorrendo incêndios mais frequentes na Amazônia. As geleiras dos polos Norte e Sul estão derretendo, o que pode causar grandes inundações. De 1850 para cá, a temperatura da Terra já aumentou, em média, 0,5 ºC.

El Niño

Outro elemento responsável pelo clima do planeta é a troca de energia e umidade entre a superfície dos oceanos e a atmosfera. Essa interação também está sendo afetada com o aquecimento global, e o El Niño é consequência disso. Ele consiste no aumento anormal da temperatura do oceano Pacífico Equatorial, que causa alterações no índice pluviométrico da região. O El Niño mais forte manifestou-se entre 1982 e 1983. Na ocasião, a água chegou a ficar 7 °C mais quente que o normal. O Nordeste do Brasil enfrentou uma seca forte, e o Sul do país sofreu com graves inundações. Detalhe: quem batizou o fenômeno foram os pescadores equatorianos e peruanos. Trata-se de uma referência ao “niño Jesus” (menino Jesus), uma vez que o fenômeno atinge os países na época do Natal.

ONG

É a sigla para Organização Não Governamental. Há várias. São grupos que se reúnem em favor de causas sociais ou ecológicas.

Turismo Ecológico

Viagem ou excursão em que se pode caminhar por florestas, atravessar rios, visitar cavernas ou subir montanhas.

Artigos Relacionados

Por que existem as estações do ano?

Por que existem as estações do ano?

O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23 graus. Esses 23 graus são o ângulo entre o eixo de rotação e uma linha perpendicular ao plano de órbita da Terra em relação ao Sol. Por isso, cada um dos hemisférios passa metade do ano mais exposto...

Chuveiro / Aquecimento central

Chuveiro / Aquecimento central

Sempre limpe os orifícios de saída da água do chuveiro. Se a resistência queimar, troque. Tentar reaproveitá-la faz aumentar o consumo de energia. Se desligar o aquecimento central à noite, irá economizar 15% ao ano. Se...

Condicionador de ar

Condicionador de ar

Ao ligar o condicionador de ar, feche portas e janelas para evitar a entrada de ar externo. Limpe sempre os filtros, pois se eles ficam sujos impedem a circulação do ar e isso força o aparelho a trabalhar mais. Desligue o aparelho quando deixar o...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *