Enquanto no mundo real assistimos a fusões de bancos, no mundo dos tabuleiros os bancos se dividiriam. Em 1944, a Estrela começou a vender no Brasil o Banco Imobiliário, jogo de compra e venda de propriedades, originariamente batizado de Monopoly pela Parker Brothers, empresa que lançou a marca em 1935. A Parker Brothers foi vendida para a Hasbro em 1991.

Desde outubro passado, a Hasbro, nova dona do jogo, e a Estrela encerraram a parceria. “Eles decidiram abrir um escritório de importação e distribuir os próprios produtos no Brasil”, diz Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela. A Estrela lançou, então, uma nova versão de seu Banco Imobiliário. Como não há propriedade intelectual de mecânica de jogos, uma simples mudança nas regras altera tudo. “O nosso jogo é inspirado no Monopoly, mas foi abrasileirado, tem suas próprias regras próprias”. Livre de qualquer problema legal, a Estrela acredita que a concorrência vai esquentar o mercado. “Vendemos meio milhão de peças todos os anos”, diz Aires. “O Banco Imobiliário é o jogo mais vendido na história do Brasil”.

A Hasbro resolveu não vai deixar isso barato. A empresa está promovendo o primeiro Campeonato Brasileiro de Monopoly, que será disputado amanhã, domingo, dia 22, no Citibank Hall, em São Paulo (Avenida Jamaris, 213, Moema, 6846-6040). Entre os 1 000 participantes, o campeão garante uma vaga para o Mundial de Las Vegas, Estados Unidos, em outubro. Depois de 12 edições, pela primeira vez um brasileiro terá chance de concorrer ao prêmio de 20 580 dólares, equivalente à quantia total em dinheiro usada no jogo. As inscrições para o evento de amanhã estão esgotadas.

Sobre o fim da parceria, a Hasbro não quis se pronunciar.

Leia também:
Maior colecionador de Monopoly do mundo não gosta do jogo
Curiosidades sobre 10 brinquedos
Meu primeiro Banco Imobiliário
A história não contada do jogo Banco Imobiliário no Brasil