Desde que as várias redes sociais — como Orkut, Facebook e Twitter — passaram a fazer parte do nosso cotidiano, tem sido cada vez mais difícil sumir de vez da internet.
No Twitter, por exemplo, mesmo que você exclua sua conta, todas as mensagens postadas continuam armazenadas em bancos de dados, bem como as referências feitas a você por outras pessoas. Assim, com uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar tudo o foi escrito por você ou dito sobre você.
É para terminar com isso que foi criada a Máquina de Suicídio da Web 2.0 (SuicideMachine.org). Trata-se de um site capaz de excluir totalmente suas contas no Twitter, Facebook, LinkedIn e MySpace. No serviço de microblogging, ele deleta não apenas seus tweetts, um por um, como também retira todos os amigos de sua lista. De acordo com o site, o trabalho que demoraria 9 horas e 35 minutos para ser feito manualmente, leva apenas 52 minutos para o SuicideMachine fazer.
Na página principal, para encorajar aqueles que ainda não estão certos do suicídio virtual, há várias frases de incentivo como “Melhore seus relacionamentos!” e “Diga adeus com dignidade!”. Ainda é possível ver fotos das últimas pessoas que apertaram o botão vermelho de “suicídio”, além de ler suas últimas palavras — que frequentemente são “ciao”, “bye” e coisas do gênero.
Enquanto você não decide se sai ou não do Twitter, pode me seguir em duas contas: @mdcurioso e @guiadoscuriosos.