Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

E eu pensei que o nome do vulcão é que fosse difícil

29 de abril de 2010

O nome do vulcão que atravancou o sistema aéreo da Europa este mês,Eyjafjallajokull, ainda tem dado o que falar. Falar, na verdade, é força de expressão, pois o nome dele já enrolou a língua de muita gente. Mas, para quem está achando essa pronúncia difícil, tente dizer num fôlego só o nome desta cidade: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch.

 

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch - FelinFach

O lugar existe mesmo. Fica no País de Gales, no Reino Unido. A palavra, de 58 letras, valeu o título de cidade com nome mais comprido do mundo. Está no Guinness Book. Além disso, o nome gigante é o principal atrativo turístico do lugar, que, por razões óbvias, ganhou um apelido: Llanfair.
Traduzindo para o português, Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch significa “Igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha”.
No embalo do sucesso de Llanfair, uma estação de trem do mesmo país tentou rivalizar com a cidade. Mas Gorsafawddacha’idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion não desbancou Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. Derrotada, a estação passou a se chamar Golf Halt em 2006.
E você, tentou falar o nome da cidade e não conseguiu? Que vergonha! Essa menininha, Ellie, de 6 anos, consegue dizer o nome da cidade sem gaguejar. Tente aprender com ela:

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

E se o nadador americano Michael Phelps fosse um país

E se o nadador americano Michael Phelps fosse um país

Se fosse um país, Michael Phelps seria o menor deles. Com uma extensão territorial de 1,92m e um único habitante, teria um PIB modesto (pouco mais de 55 milhões de dólares, superior apenas ao do Tuvalu), nenhuma grande riqueza natural e disputaria posições...

6 Comentários

6 Comentários

  1. Antonio Mier

    Eu não sou nenhum E.T. mas com certeza essa garotinha é…vá enrolar a língua assim lá em Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch !!!
    Deve ser o planeta de onde ela veio…

    Responder
  2. Wellington "Macgaren"

    E quem nasce nessa cidade seria o que? Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogochense?

    Responder
  3. André

    Quem nasce lá é:
    Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogochino.

    Responder
  4. Antonio Mier

    Acho que quem nasce lá é Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogochiniano…e deve ter mais letras no nome da cidade do que habitantes…e com certeza não deve haver gagos por lá.

    Responder
  5. Lucas Soave

    O criador dessa cidade provavelmente dormiu em cima do teclado ! rs

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This